ATIVIDADES DA SEMANA DE 14/12 ATÉ 18/12
Orientações 1- Você irá finalizar
no próprio formulário, também deverá responder os formulários anteriores ou
preencher todo Caderno do aluno. Caso opte pelo caderno, registre as datas e
o número dos exercícios realizados. Fotografe e envie por email:
andreavilela00@gmail.com 2- Você terá até o dia 16/12 para concluir todas as atividades. 3- Dúvidas, me procure no grupo de Whatsapp da sala. 4- Acompanhe as aulas online disponíveis no aplicativo/TV
CMSP, como complemento. PROPOSTA DE ATIVIDADE: SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS (momentos de revisão,
recuperação e aprofundamento das aprendizagens essenciais para a continuidade
do percurso educacional de todos os estudantes).
Atividades do 4º Bimestre:
19 a 23/10 Formulário para
respostas de acordo com a sala: 8º ano A: https://forms.gle/5uBgzuUswaMguMWQ9
8º ano B: https://forms.gle/B4PYPCRMiPdXU4xj9
8º ano C: https://forms.gle/nbAo1JyzMHrsaPND8
26 a 30/10 Formulário para respostas: 8º ano A: https://forms.gle/Y7twBYcKwR51oame9
8º ano B: https://forms.gle/GWJuogia6e6cUz5o6
8º ano C: https://forms.gle/8Hv7BxkvwjDxkwUY7
03 a
06/11 Formulário
para respostas: 8º ano A: https://forms.gle/BMW28BbBZ1aoANBM7
8º ano B: https://forms.gle/GPweDVTW5TMgqRja8
8º ano C: https://forms.gle/GB7sPu6eS4dCNLcbA
09 a 13/11 Formulário para
respostas: 8º ano A: https://forms.gle/fNuEm2LyyVtQvJfx8
8º ano B: https://forms.gle/Xv3BxknYBryRpNR86
8º ano C: https://forms.gle/eBxmcWSm69frt7mV8
23 a
27/11 Formulário
para respostas: 8º ano A: https://forms.gle/MAUSqEyn6eXvCfhX9
8º ano B: https://forms.gle/JwcvWTfZWnFKUvow5
8º ano C: https://forms.gle/7Vhjy796VFruFpfLA
30/11 a 04/12 Formulário para
respostas: 8º ano A: https://forms.gle/rCjhYHFGAWwp97CT7
8º ano B: https://forms.gle/gRGFd5J4wwph4yeE9
8º ano C: https://forms.gle/vHExkoGC61aUt73a6
Recuperação: Formulário para respostas: https://forms.gle/bUb2obfjQnBUAF11A |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 07/12 ATÉ 11/12
Atividades de 07 à 11 de dezembro
Orientações 1- Você irá finalizar
no próprio formulário, também deverá responder os formulários anteriores ou
preencher todo Caderno do aluno. Caso opte pelo caderno, registre as datas e
o número dos exercícios realizados. Fotografe e envie por email:
andreavilela00@gmail.com 2- Você terá até o dia 14/12 para concluir as atividades. 3- Dúvidas, me procure no grupo de Whatsapp da sala. 4- Acompanhe as aulas online disponíveis no aplicativo/TV
CMSP, como complemento. PROPOSTA DE ATIVIDADE: SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS (momentos de revisão,
recuperação e aprofundamento das aprendizagens essenciais para a continuidade
do percurso educacional de todos os estudantes).
Observação:
Essas
atividades serão enviadas de forma particular aos alunos que necessitam
recuperação. Os demais deverão colocar as atividades em dia.
Atividades
de Recuperação paralela baseada nas habilidades essenciais.
1- O historiador Marc
Ferro, no livro História das colonizações, afirma que os Estados Unidos, nos
séculos XIX e XX, praticavam um "imperialismo sem bandeiras". Sobre a
independência do Panamá, ocorrida em 1904, pode-se afirmar que se trata de
uma:
a) conquista
particular do Panamá contra a colonização espanhola. b) expressão da influência
política dos Estados Unidos na América Latina. c) emancipação
econômica e política do Panamá contra Portugal. d) intervenção dos
Estados europeus a fim de conseguirem vantagens comerciais.
2- O editorial do
jornal Times, de Londres, de 31 de agosto de 1857, publicou: Existe algo de
novo para um espírito inglês na notícia dessas violências atrozes cometidas
contra a pessoa de homens e mulheres ingleses. Nós nos acreditávamos inacessíveis
a um risco tão horrível [...] pois bem, estávamos enganados. [...] Na verdade,
temos apenas um furioso motim de soldados movidos por seu egoísmo, que segue
seu curso lógico. Não vemos ali a mínima centelha daquele honesto patriotismo
que com frequência anima as revoltas nacionais. [...] Eis-nos então na
presença do verdadeiro hindu, entregue à sua verdadeira natureza, quando
nenhum poder, civil ou militar, está perto para limitá-lo. Poucas pessoas
poderiam sofrer semelhante prova sem qualquer desfalecimento, mas o hindu não
tem sequer um átomo de força moral de que precisaria para chegar a isso. Sua
religião é de pura forma, suas crenças, um tecido de idiotices e suas
consciências, letra morta. Apud
FERRO, Marc (Org.). O livro negro do colonialismo. Rio de Janeiro: Ediouro,
2004. p. 338-9. Sobre a guerra
ocorrida na Índia, em 1857, envolvendo soldados indianos e tropas britânicas, pode-se afirmar que
foi um acontecimento:
a) estritamente religioso, buscando provar que as
religiões hindu e islâmica eram superiores à religião dos ingleses, que eram protestantes. b)
de resistência nativa, uma vez que mostra o descontentamento da maioria
indiana das forças militares britânicas com as imposições culturais e
políticas dos colonizadores. c)
ligado às ideologias políticas, uma vez que soldados sipaios e operários
britânicos uniram-se para lutar pela implantação do socialismo na Índia. d)
voltado às elites hindus, que se sentiam ofendidas com o tratamento dado
pelos colonizadores britânicos, ao contrário dos mais pobres.
3- Em 1823,
os Estados Unidos deram um alerta à política recolonizadora da Santa Aliança
de 1815. Assinale a opção que melhor define essa reação:
a) a
política do big stick (grande bastão), do presidente Theodore Roosevelt. b) a
política de anexação de terras. c) a
Doutrina Monroe, que dizia "a América para os americanos". d) a
declaração de guerra aos países que faziam parte da Santa Aliança.
Formulário
para respostas: https://forms.gle/bUb2obfjQnBUAF11A |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 30/11 ATÉ 04/12
Atividades de 30 de novembro à 04 de dezembro ORIENTAÇÕES 1- Você irá ler os textos e responderá no próprio formulário ou no Caderno do aluno. Caso opte pelo caderno, registre a data e o número do exercício realizado. Fotografe e envie por email: andreavilela00@gmail.com 2- Você terá até o dia 07/12 para concluir a atividade. 3- O link estará disponível também no Google Classroom, bem como as atividades em pdf. 4- Dúvidas, me procure no grupo de Whatsapp da sala. 5- Acompanhe as aulas online disponíveis no aplicativo/TV CMSP, como complemento.
PROPOSTA DE ATIVIDADE: Nesta aula iremos contextualizar a SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2 – NACIONALISMO, REVOLUÇÕES E AS NOVAS NAÇÕES EUROPEIAS, vol. 4. Analisaremos aspectos da relação dos Estados Unidos da América (EUA) com a América Latina, além do protagonismo e da resistência das populações asiáticas e africanas contra o Imperialismo.
ATIVIDADE 1 Observe a imagem e reflita sobre o que está sendo evidenciado no mapa. Ao responder as perguntas abaixo, pense nas relações existentes entre os países da América Latina e os Estados Unidos. 1) O que significam as palavras relação e reciprocidade segundo alguns dicionários? a) Sinônimos de trocas e cooperação entre alguém ou alguma coisa. b) Correspondência mútua c) Algo presente numa relação entre duas partes, quando, existindo de um lado, existe de igual modo no outro. d) Todas as alternativas estão corretas.
2) Considerando o significado das palavras “relação” e “reciprocidade”, quais influências dos Estados Unidos podemos apontar dentro da América Latina? a) O imperialismo foi a política adotada pelos Estados Unidos, a partir da segunda metade do século XIX, que ocasionou forte influência econômica, política e cultural nos países latino-americanos. b) A independência política e econômica nos países latino-americanos. c) A hegemonia latino-americana em relação aos Estados Unidos. d) Todas as alternativas estão corretas.
Na segunda metade do século XIX, a expansão da economia industrial tornou-se internacional, atravessando fronteiras para a busca de novos consumidores e novas matérias-primas. Ao mesmo tempo, uma revolução científico-tecnológica encurtava distâncias, oportunizava novas práticas de cultura, saúde e vida doméstica, bem como afetava todas as hierarquias sociais em todos os continentes.
A partir da análise das informações contidas nos documentos, resolva o que se pede: 3- Estabeleça uma relação entre o texto e a imagem. ATIVIDADE 2
4- Assinale a opção que preenche corretamente o texto: a) I (Egito- Otomano); II- (Urabista- coronel Ahmad Urabi); III- (Reino Unido- França- Índia); IV- (malgaxe);
V- (somalis- Reino Unido- França -Itália). b) I – (Reino Unido- Otomano); II- (Somalis- coronel Ahmad Urabi); III (Reino Unido- França- Índia); IV- (urabista); V- (malgaxe- Reino Unido- França -Itália). c) I – (Império Otomano- Reino Unido); II- (Somalis- coronel Ahmad Urabi); III (Reino Unido- França- Índia); IV- (urabista); V- (malgaxe- Reino Unido- França -Itália). d) I – (Império Otomano- Reino Unido); II- (Somalis- coronel Ahmad Urabi); III (Reino Unido- França- Índia); IV- (malgaxe); V- (somalis- Reino Unido- França -Itália).
Link de apoio: https://mundoeducacao.uol.com.br/historiageral/movimentos-resistencia-ao-neocolonialismo-na-africa.htm
Formulário para respostas:
8º ano A: https://forms.gle/rCjhYHFGAWwp97CT7
8º ano B: https://forms.gle/gRGFd5J4wwph4yeE9
8º ano C: https://forms.gle/vHExkoGC61aUt73a6
|
ATIVIDADES DA SEMANA DE 20/11 ATÉ 27/11
ORIENTAÇÕES 1- Você irá ler os textos e responderá no próprio formulário ou no Caderno do aluno. Caso opte pelo caderno, registre a data e o número do exercício realizado. Fotografe e envie por email: andreavilela00@gmail.com 2- Você terá até o dia 30/11 para concluir a atividade. 3- O link estará disponível também no Google Classroom, bem como as atividades em pdf. 4- Dúvidas, me procure no grupo de Whatsapp da sala. 5- Acompanhe as aulas online disponíveis no aplicativo/TV CMSP, como complemento. PROPOSTA DE ATIVIDADE: Nesta aula iremos finalizar a Situação de Aprendizagem 1, vol. 4, ligando a temática vista até agora com o discurso civilizatório nas Américas, o silenciamento dos saberes indígenas e as formas de integração e destruição de comunidades e povos indígenas; A resistência dos povos e comunidades indígenas diante da ofensiva civilizatória.
ATIVIDADE 6
a) Qual é a política imperial no Brasil sobre a questão dos povos indígenas expressa em cada fonte? Explique. b) Como as fontes tratam a questão das terras no Brasil do século XIX? Explique. c) E hoje? Como são regulamentadas as terras indígenas no país? Pesquise e anote em seu caderno.
Links de apoio: A legislação supracitada. Lei nº 601, de 18 de setembro de 1850. Dispõe sobre as terras devolutas do Império. Fonte: Presidência da República. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L0601-1850.htm
ATIVIDADE 6.2
a) Como o texto nos dá um referencial sobre o que é genocídio? Elabore com suas próprias palavras um significado para a essa palavra. b) Os indígenas brasileiros passaram a ser protegidos por lei a partir de 1973, pela Lei nº 6.001, que regula a situação jurídica dos mesmos e das comunidades indígenas, com o propósito de preservar a sua cultura e integrá-los, progressivamente e de maneira harmoniosa em todo o território nacional. Sendo assim, reflita: por que essa lei foi elaborada? Justifique sua resposta. c) Refletindo sobre as fontes 1 e 2 da Atividade 6 e também sobre o texto “O que é genocídio?”, a quais conclusões podemos chegar? Existem semelhanças entre as práticas estabelecidas? d) Pesquise sobre as atuais reivindicações das diversas etnias indígenas existentes no Brasil. Após o levantamento de dados tente responder se ainda hoje, no Brasil e no mundo, existe genocídio. Links de apoio: Estatuto do Índio. Lei nº 6.001, de 19 de dezembro de 1973. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L6001.htm
O que é ser cidadão. Secretaria da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos e Cidadania - DEDIHC. Disponível em: http://www.dedihc.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=8
Genocídio dos povos indígenas no Brasil. Fonte: Wikipedia. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Genoc%C3%ADdio_dos_povos_ind%C3%ADgenas_no_Brasil
Formulário para respostas:
8º ano A: https://forms.gle/MAUSqEyn6eXvCfhX9
8º ano B: https://forms.gle/JwcvWTfZWnFKUvow5
8º ano C: https://forms.gle/7Vhjy796VFruFpfLA |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 16/11 ATÉ 20/11
PREZADO ALUNO,
-Assista ao vídeo para esclarecer suas dúvidas: |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 09/11 ATÉ 13/11
ORIENTAÇÕES 1- Você irá ler os textos e responderá no próprio formulário ou no Caderno do aluno. Caso opte pelo caderno, registre a data e o número do exercício realizado. Fotografe e envie por email: andreavilela00@gmail.com 2- Você terá até o dia 16/11 para concluir a atividade. 3- O link estará disponível também no Google Classroom, bem como as atividades em pdf. 4- Dúvidas, me procure no grupo de Whatsapp da sala. 5- Acompanhe as aulas online disponíveis no aplicativo/TV CMSP, como complemento. PROPOSTA DE ATIVIDADE: Nesta e nas próximas aulas iremos a partir da Situação de Aprendizagem 1, vol. 4, estabelecer a relação entre as medidas pós-abolição no Brasil, as políticas de branqueamento racial e sua ligação com o imperialismo e a partilha da África e Ásia. Isso permitirá perceber como essas concepções ainda estão presentes na sociedade contemporânea, tornando o combate ao racismo, um desafio ainda maior.
ATIVIDADE 3 Leia o texto e a charge para responder aos questionamentos abaixo. a) Existe relação entre o texto e a imagem? Justifique sua resposta. b) Uma das justificativas das grandes potências econômicas da época era levar a civilização, o progresso e a modernidade aos povos africanos e asiáticos. Em relação a esse discurso, o que fica evidenciado na imagem?
Links de apoio: https://brasilescola.uol.com.br/historiag/a-ideologia-imperialista.htm 3.2- Leia o texto abaixo e responda ao que se pede:
a) Por que a Guerra dos Bôeres recebeu esse nome? b) Em qual contexto se deflagraram a 1º e a 2ª Guerra dos Bôeres? c) O que ocorreu com a população local diante do conflito entre britânicos e bôeres?
ATIVIDADE 4
a) A partir das informações contidas no texto acima, identifique no mapa os estados brasileiros que possuem ou já possuíram quilombos. b) Pesquise a respeito de dois quilombos reunindo o maior número de informação possível. c) Faça uma pesquisa sobre as diferentes formas de expressão social contidas na dança, nos cantos e na religião entre outras dos povos afrodescendentes que aqui se estabeleceram após a abolição da escravidão no Brasil.
Links de apoio:
Quilombo dos Palmares. Fonte: Wikipedia. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Quilombo_dos_Palmares
Principais Quilombos Brasileiros. Fonte: Portal São Francisco. Disponível em: https://www.portalsaofrancisco.com.br/historia-do-brasil/principais-quilombos-brasileiros
Quilombo: O que é e como surgiu no Brasil. Fonte: Terra Educação, Estudo Kids, por Fabiola Magossi, publicado em 17 maio 2014. Disponível em: https://www.estudokids.com.br/o-que-e-um-quilombo/
Quilombos no Brasil: a memória como forma de reinvenção da identidade e territorialidade negra. Fonte: Colóquio Internacional de Geocrítica, por Simone Rezende da Silva, 7-11 maio 2012. Disponível em: http://www.ub.edu/geocrit/coloquio2012/actas/08-S-Rezende.pdf
Os Quilombos no Brasil: questões conceituais e normativas. Fonte: Ilka Boaventura Leite. Etnográfica, vol. IV (2), 2000, p.333-354. Disponível em: http://ceas.iscte.pt/etnografica/docs/vol_04/N2/Vol_iv_N2_333-354.pdf
Formulário para respostas:
8º ano A: https://forms.gle/fNuEm2LyyVtQvJfx8
8º ano B: https://forms.gle/Xv3BxknYBryRpNR86
8º ano C: https://forms.gle/eBxmcWSm69frt7mV8 |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 03/11 ATÉ 06/11
ORIENTAÇÕES 1- Você irá ler os textos e responderá no próprio formulário ou no Caderno do aluno. Caso opte pelo caderno, registre a data e o número do exercício realizado. Fotografe e envie por email: andreavilela00@gmail.com 2- Você terá até o dia 09/11 para concluir a atividade. 3- O link estará disponível também no Google Classroom, bem como as atividades em pdf. 4- Dúvidas, me procure no grupo de Whatsapp da sala. 5- Acompanhe as aulas online disponíveis no aplicativo/TV CMSP, como complemento.
PROPOSTA DE ATIVIDADE: Nesta e nas próximas aulas iremos a partir da Situação de Aprendizagem 1, vol. 4, estabelecer a relação entre as medidas pós-abolição no Brasil, as políticas de branqueamento racial e sua ligação com o imperialismo e a partilha da África e Ásia. Isso permitirá perceber como essas concepções ainda estão presentes na sociedade contemporânea, tornando o combate ao racismo, um desafio ainda maior.
ATIVIDADE 2.2 Com base nas Teorias de Darwin e no darwinismo social, disponíveis no texto e o vídeo abaixo, responda aos questionamentos:
Darwinismo Social Polêmicas à parte, Darwin difundiu a ideia de que as espécies se transformavam a partir de uma seleção natural, na qual adquiriam características mais adaptadas a um determinado ambiente e tornavam-se predominantes, perpetuando essas transformações através da reprodução em seus descendentes. Em contrapartida, os seres vivos que não apresentavam as mesmas capacidades adaptativas, acabavam entrando em extinção. Com o passar do tempo, as noções trabalhadas por Darwin não se restringiram apenas ao campo das ciências biológicas. Diversos pensadores começaram a aplicar as teorias de Darwin para buscar compreender e analisar o desenvolvimento das civilizações e das demais práticas sociais. Essa transposição dos estudos biológicos de Darwin para a análise sociológica dos seres humanos foi chamada de “darwinismo social”. A partir dessa interpretação, desenvolveu-se a ideia de que algumas sociedades e civilizações possuíam valores que as colocavam em condição de superioridade às demais. Devemos ressaltar que o darwinismo social disseminou e fortaleceu enormes equívocos e preconceitos, uma vez que, Darwin ao falar da evolução das espécies, não trabalhou com os conceitos de superioridade ou inferioridade. Porém, os pensadores “darwinistas sociais” deram à cultura e à tecnologia europeia status de superioridade em relação a outros povos, como os da África e da Ásia, visto sob esse prisma como “inferiores”. Fonte: Elaborado especialmente para o Material de Apoio ao Currículo Paulista. Links de apoio:
Assista ao vídeo: As teorias de Darwin. Animação de EleSapiens Learning & Fun. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=2fH9FC8GWUs
a) Pesquise dois países da África e dois da Ásia que foram colonizados pelos europeus e quais foram os problemas gerados nesse processo de colonização.
b) Pesquise e explique em seu caderno, os motivos que levaram as potências europeias a explorarem as riquezas dos países da Ásia e da África. Como se denominou esse processo?
Links de apoio:
Partilha da Ásia. Fonte: InfoEscola, por Emerson Santiago. Disponível em: https://www.infoescola.com/historia/partilha-da-asia/
Vídeo - Neocolonialismo e Imperialismo. Fonte: História Total, duração: 20’04”. Disponível em: https://youtu.be/9nOADWxEV_s
2.3. Leia e analise as fontes a abaixo.
Os chamados “zoológicos humanos” foram bastante populares na Europa e nos Estados Unidos entre 1870 e 1940. Eram exposições coloniais que exibiam para as populações das metrópoles as riquezas naturais das colônias incluindo uma amostra de nativos. “Exemplares étnicos” de mulheres, homens e crianças das colônias africanas, americanas e asiáticas eram levados para a Europa e colocados em um espaço cercado com grades e decorado com plantas e choças que reproduziam artificialmente o ambiente onde viviam. Ficam expostas aos olhares curiosos de europeus e estadunidenses para quem deviam dançar, fazer cestas, simular caçadas e pescarias. Esse tipo de atitude demonstra uma visão de mundo etnocêntrica. O etnocentrismo é a tendência de ver o mundo tendo por referência a sua própria cultura e a crença de que ela é superior às demais.
Fonte: Elaborado especialmente para o Material de Apoio ao Currículo Paulista a) Após ter realizado a leitura do texto e análise da caricatura acima, reflita sobre a questão do etnocentrismo e elabore um texto a respeito dessa atitude.
Formulário para respostas:
8º ano A: https://forms.gle/BMW28BbBZ1aoANBM7
8º ano B: https://forms.gle/GPweDVTW5TMgqRja8
8º ano C: https://forms.gle/GB7sPu6eS4dCNLcbA |
ATIVIDADES DA
SEMANA DE 26/10 ATÉ 30/10
Orientações 1- Você irá ler os textos e responderá no próprio formulário ou no Caderno
do aluno. Caso opte pelo caderno, registre a data e o número do exercício
realizado. Fotografe e envie por email: andreavilela00@gmail.com 2- Você terá até
o dia 03/11 para concluir a atividade. 3- O link estará
disponível também no Google Classroom, bem como as atividades em pdf. 4- Dúvidas, me
procure no grupo de Whatsapp da sala. 5- Acompanhe as
aulas online disponíveis no aplicativo/TV CMSP, como complemento. PROPOSTA
DE ATIVIDADE: Nesta e nas próximas aulas iremos a partir da Situação de
Aprendizagem 1, vol. 4, estabelecer a relação entre as medidas pós-abolição
no Brasil, as políticas de branqueamento racial e sua ligação com o
imperialismo e a partilha da África e Ásia. Isso permitirá perceber como essas
concepções ainda estão presentes na sociedade contemporânea, tornando o
combate ao racismo, um desafio ainda maior.
Somos
diariamente cercados por imagens produzidas por nós e pelos outros de caráter
informativo e muito fáceis de serem identificadas ou reconhecidas. Cada
imagem possui uma representação a qual interpretamos a partir de nossas
referências culturais ou de influência de nossas visões sobre determinados
aspectos econômicos e fatos históricos. Fonte: Elaborado
especialmente para o Material de Apoio ao Currículo Paulista a) Qual e a sua interpretação de cada uma das
imagens acima? Será que sua interpretação corresponde a ideia de quem as
criou? Justifique sua resposta. b) As imagens possuem o poder de determinar ou de
influenciar escolhas e comportamentos, visto que um dos principais objetivos
de toda e qualquer imagem e o de informar e formar opiniões. Em sua opinião,
quais aspectos os autores queriam demonstrar nessas imagens? c) Ao analisarmos uma imagem, temos de entender em
que contexto social, político, econômico ou histórico foram criadas. Sendo
assim, pesquise as imagens e comente o seu contexto histórico, destacando
quais os objetivos estão por trás de suas realizações.
ATIVIDADE 2 Leia as fontes abaixo e
responda à atividade em seu caderno. Fonte 1 – Texto
jornalístico O
quadro “A redenção de Cam”, de Modesto Broco, foi analisado por Tatiana
Lotierzo em sua pesquisa de mestrado. O mito bíblico da maldição lançada por Noé
sobre seu filho Cam -condenando toda a descendência deste último à escravidão
[Gênesis, capítulo 9, versículos 18 a 27] – foi utilizado como justificativa
para a escravização dos africanos pelos europeus, empreendida pelo Império
Português a partir do século XV. Com
a abolição da escravidão em 1888 e a proclamação da República no ano
seguinte, a questão sobre “o que fazer” com a população “negra” livre passou
a preocupar e ocupar as elites “brancas”. Diferentes teorias foram importadas
e adaptadas. Uma
delas foi a do “branqueamento” ou “embranquecimento”. A ideia era a de que,
por meio de sucessivos casamentos inter-raciais, o fenótipo “negro” seria
progressivamente apagado e, ao longo de algumas poucas gerações, a população
brasileira se tornaria inteiramente “branca” [desconsiderados os povos
indígenas: eliminados, assimilados ou segregados nas periferias dos centros
urbanos ou no distante interior]. Amparado
na ideologia cientificista do fim do século 19 e início do século 20,
incorporando elementos do evolucionismo darwinista e do darwinismo social, o
“branqueamento” assumiu ares de “teoria científica”. (...) A
ideologia do “branqueamento” também se expressou por meio da arte. E sua
representação mais icônica ocorreu no quadro A redenção de Cam, produzido em
1895 pelo pintor espanhol, radicado no Brasil, Modesto Brocos y Gómez
[1852-1936]. (...)
Fonte: Livro
publicado pela Edusp analisa exemplo de racismo na pintura. Jornal da USP,
02/03/2018. Disponível em: https://jornal.usp.br/ciencias/ciencias-humanas/livro-publicado-pela-edusp-analisaexemplo-de-racismo-na-pintura/. Acesso
em: 09 abr. 2020.
a) De acordo com a fonte o que era a teoria do
“branqueamento” ou o “embranquecimento”? b) O que pode ser feito para combater o racismo?
Elabore um texto informando como combater essa prática. c) Pesquise e registre em seu caderno o significado
dos termos: Etnocentrismo, Miscigenação, Darwinismo
Social, Eugenia e Teoria Científica. d) Pesquise na Internet a pintura “A redenção de
Cam” e o ano de sua produção. Depois relacione a imagem e sua data as
informações do texto.
Links de apoio:
A Redenção de
Cam. Fonte:
Wikipedia. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/A_Reden%C3%A7%C3%A3o_de_Cam
Uma breve
reflexão sobre o racismo no Brasil e o direito no âmbito da sociedade
brasileira. Fonte: Portal Geledés, por Antonio Augusto Vilela, publicado em
06/10/2018. Disponível em:
Formulário para respostas:
8º ano A: https://forms.gle/Y7twBYcKwR51oame9
8º ano B: https://forms.gle/GWJuogia6e6cUz5o6
8º ano C: https://forms.gle/8Hv7BxkvwjDxkwUY7 |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 19/10 ATÉ 23/10
Orientações 1- Você irá ler os
textos e responderá no próprio formulário. Caso opte pelo caderno, registre
no caderno de classe a data e o número do exercício realizado. Fotografe e
envie por email: andreavilela00@gmail.com 2- Você
terá até o dia 26/10 para concluir a atividade. 3- O
link estará disponível também no Google Classroom. 4-
Dúvidas, me procure no grupo de Whatsapp da sala. 5-
Acompanhe as aulas online disponíveis no aplicativo/TV CMSP, como
complemento. PROPOSTA
DE ATIVIDADE: Nesta e nas
próximas aulas iremos abordar um tema de extrema relevância, pensando a
escravidão e o protagonismo negro no processo de abolição, assim como as
ações cotidianas e anônimas que a documentação fragmentada e ainda pouco
analisada pode revelar.
Leia o texto abaixo e responda
em seu caderno: Recapitulando Durante o período da
escravatura, muitos escravizados se rebelaram contra seus proprietários,
promovendo diversas fugas e organizando revoltas. Agora, você vai estudar o
fim da escravidão no Brasil e perceber que esse não foi um processo sem
contradições: após obter a liberdade, os ex-escravos não foram integrados à
sociedade; muitos continuaram a ter laços de dependência com seus ex-senhores
ou assumiram trabalhos desprestigiados nas cidades. Após a abolição, muitos
ex-escravos foram buscar trabalho nas cidades de São Paulo e do Rio de
Janeiro. Nessas cidades, sobretudo em São Paulo, os imigrantes vindos da
Europa já ocupavam postos de trabalho na lavoura e na indústria. Os escravos
libertos, sofrendo todas as formas de preconceito, eram obrigados a aceitar
os trabalhos mais pesados e mal remunerados.
VOZES NEGRAS No imaginário de grande
parte dos brasileiros, a abolição da escravidão, em 13 de maio de 1888,
resultou da iniciativa da princesa Isabel. O texto a seguir, porém, mostra
que os negros escravizados foram os principais agentes dessa decisão. Em 1889, um grupo de
libertos da região de Vassouras, no Rio de Janeiro, endereçou a Rui Barbosa
uma carta na qual exigia instrução pública para seus filhos. [...] Os signatários da
carta se declaravam republicanos e diziam que foram eles, os ex-escravos, e
não a família real, os autores da abolição. Esta declaração de protagonismo
não agradava a Rui Barbosa (1849-1923) e a outros emancipacionistas mais
conservadores, para quem a abolição era um problema nacional que tinha sido
resolvido pelos “cidadãos”, os “homens esclarecidos”, categorias que não
incluíam escravos e libertos. Mas nem de longe o fim da
escravidão foi algo decidido e encaminhado apenas pelos senhores brancos e
doutores do império. Desde que aqui aportaram os primeiros tumbeiros, as
autoridades policiais e políticas eram sobressaltadas por fugas e insurreições
escravas a comprometerem, dia após dia, os negócios, o sossego e a autoridade
senhorial. Na segunda metade do
século XIX, a relevância da rebeldia negra para a falência do escravismo ficou ainda mais
evidente. A historiografia está repleta de personagens negros que tinham na
abolição a sua principal causa, como Luiz Gama, José do Patrocínio e Manuel
Querino. Houve outros menos famosos, mas também contundentes propagandistas
da liberdade negra, como um certo Salustiano. Ele ficou conhecido na
crônica baiana como o orador do povo, graças à veemência com que discursava a favor
da abolição e em apoio a José do Patrocínio sempre que se desincumbia dos
seus afazeres de sapateiro. A pregação de Salustiano contrariava de tal
maneira a ordem vigente que um delegado de Cachoeira, no Recôncavo Baiano,
chegou a solicitar ao chefe de polícia orientação para fazer “calar o dito
preto”. [...] A intensidade das
revoltas e fugas coletivas foi uma das maiores evidências da crise do
escravismo. A movimentação negra
foi tão decisiva que um dos argumentos abolicionistas era de que só o fim do
cativeiro libertaria o homem branco, visto como refém da resistência dos seus
escravos. Tinham razão os libertos
de Vassouras ao reivindicarem a autoria da abolição.
ALBUQUERQUE, Wlamyra
R. Ouçam Salustiano. Revista de História da Biblioteca Nacional, Rio de
Janeiro, ano 3, n. 32, maio 2008. p. 18. Araribá Mais - História - 8º Ano - 1ª Ed.
2018 (p. 222 e 223).
1- Por que Rui
Barbosa ficou descontente com o conteúdo da carta encaminhada pelos
ex-escravizados?
2 - Qual tese é
defendida pela autora para criticar a visão de Rui Barbosa? Quais evidências
ela apresenta?
3- Como você explica o
argumento dos abolicionistas de que o “fim do cativeiro libertaria o homem branco”?
O legado e a superação
da escravidão A Lei Áurea aboliu a
escravidão, mas foi incapaz de reparar os danos acumulados em quase quatro
séculos de permanência no Brasil. Além da violência do desterro, das viagens
nos navios negreiros e da condição degradante do cativo, a escravidão deixou
em nossa sociedade uma herança triste e duradoura: o
preconceito racial. Para encontrá-lo, basta analisar os indicadores sociais
relativos à população negra no Brasil: renda, escolaridade, moradia,
população prisional, vítimas da violência policial etc. O preconceito, mesmo
sendo mais duradouro que a escravidão, felizmente começa a ser demolido; não
espontaneamente, mas pela ação do movimento negro e de outros setores da
sociedade civil e de políticas públicas reparatórias e afirmativas. Uma dessas políticas é a
criação de uma reserva de vagas nas universidades e institutos federais de
ensino para alunos egressos da escola pública, de famílias de baixa renda,
além de um percentual para negros e indígenas. A Lei no 12.711, mais
conhecida como Lei de cotas, foi sancionada em 2012 e começa a dar os seus
primeiros frutos, demonstrando o potencial transformador da educação. Por
exemplo, dados sobre os alunos que ingressaram na Universidade Federal de
Minas Gerais (UFMG) em 2016 mostram que as notas dos cotistas superaram, na
maior parte dos casos, as notas dos alunos ingressantes em 2013, último ano
em que o vestibular foi a porta de entrada para a universidade. Isso é um exemplo de que
as ações afirmativas podem ajudar a construir um novo país, mais justo e
inclusivo.
4- Quais foram os efeitos da escravidão para a
sociedade brasileira atual? Justifique.
5- Quais grupos e ações combatem a herança da
sociedade escravista no Brasil?
Formulário para respostas de acordo com a sala:
8º ano A: https://forms.gle/5uBgzuUswaMguMWQ9
8º ano B: https://forms.gle/B4PYPCRMiPdXU4xj9
8º ano C: https://forms.gle/nbAo1JyzMHrsaPND8 |
Atividades de Sistematização sobre o PRIMEIRO
E SEGUNDO REINADOS: OS IMIGRANTEs, A LEI DE
TERRAS e A ESCRAVIDãO. Nessa
atividade vamos relembrar as consequências da Lei no 601, de 18 de setembro
de 1850, conhecida como Lei de Terras, documento fundamental para a análise
da estrutura agrária no Brasil e da introdução da mão de obra do imigrante na
cafeicultura, bem como o contexto de definição das relações entre os
proprietários rurais e o Estado, da passagem da terra de meio produtor para a
categoria de mercadoria e da transição do uso da mão de obra escrava para o
trabalho livre assalariado, principalmente o do imigrante. Observação: Duas aulas para fazer a a tividade 1. ATIVIDADE
1- Leia
o texto atenciosamente e responda 1 – A Lei de Terras referendou a propriedade de terras no Império do Brasil, dificultando o acesso da população pobre, o que provocou o aumento da violência no campo. A partir do que você já conhece, que medidas poderiam ter sido adotadas para resolver essas questões? 2 – Quais a razões da imigração europeia para o Brasil no final do século
XIX? 3 – Após a Lei Eusébio de Queirós, como os cafeicultores resolveram a questão da falta de mão de obra escrava? ATIVIDADE 2 Leia o texto atenciosamente e responda: Observação: Uma aula para fazer a atividade 2 |
ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 28/09 ATÉ 02/10
Orientações 1- Você irá ler os
textos e responderá no Caderno do Aluno e se precisar, usar o caderno de
classe. Preste atenção nas sequências das atividades e suas adaptações dado
as circunstâncias. No caderno, coloque o número da questão ou letra para
responder, não sendo necessário copiar o enunciado do exercício. 2-
Fotografe-as ao final e envie para o email: andreavilela00@gmail.com até o dia 05/10. 3-
Está disponível também no Google Classroom, sendo possível enviar pelo
próprio aplicativo. 4-
Dúvidas, me procure no grupo de Whatsapp da sala. 5-
Acompanhe as aulas online disponíveis no aplicativo/TV CMSP, como
complemento.
PS:
Cuide-se, sejamos positivos que tudo em breve irá passar. <3 SITUAÇÃO
DE APRENDIZAGEM 3, vol.3 - PRIMEIRO E SEGUNDO REINADOS: A ESCRAVIDÃO, OS
MOVIMENTOS CONTESTATÓRIOS DO BRASIL REGENCIAL E OS IMIGRANTES NO BRASIL DO
XIX Com
esta Situação de Aprendizagem o(a) estudante aprofundará seu conhecimento
sobre alguns dos impactos do nosso passado escravocrata e a importância das
rebeliões que ocorreram no Brasil durante o período regencial. Compreendendo
que as relações sociais no Brasil durante o período monárquico não eram
pacíficas, mas que existia um jogo de forças entre diferentes grupos sociais.
Observação:
Duas aulas para fazer a atividade 5. ATIVIDADE
5 Após
a leitura do texto, acesse os links abaixo para assistir ao vídeo e ler a
letra da
música citada nele, então siga as orientações para realizar as atividades
propostas.
A
História que a História não conta
A
escola de samba Estação Primeira de Mangueira foi a campeã do carnaval de
2019 no Rio de Janeiro. O samba – enredo do ano, História Para Ninar
Gente Grande, exaltava personagens que fazem parte da História do
Brasil e que costumam ser pouco mencionados nos livros didáticos. Um
dos versos do samba diz que chegou a vez de o Brasil “ouvir as Marias,
Mahins, Marielles, malês”. De acordo com os poucos registros que
fazem referência à sua existência, Luísa Mahin foi responsável pela
articulação de uma revolta de escravos muçulmanos que ocorreu em Salvador,
Bahia em 1835. Estes escravos tinham como objetivo alcançar a liberdade e
instaurar um regime com seus costumes e tradições, em Salvador. Esse levante
ficou conhecido como Revolta dos Malês. Com
a Atividade 9 da Situação de Aprendizagem 1, você pôde conhecer mais sobre
esta importante revolta negra brasileira, que nos mostra como a ideia de que
a relação entre senhores e escravos era pacífica é equivocada. Já
nesta Situação de Aprendizagem aprendemos sobre outros movimentos de
resistência que envolveram a população escravizada no Brasil: a Balaiada, com
a Atividade 4; e sobre a Revolta dos Carrancas com a Atividade 5. Fonte: Elaborado especialmente para o Material de Apoio ao Currículo Paulista. Malês: termo utilizado no
Brasil do século XIX para designar os escravizados de origem muçulmana que
sabiam ler e escrever em árabe.
Para
saber mais:
“História para
ninar gente grande”
(duração 6’26”).Fonte: Olimpíada Nacional em História do Brasil
– Samba Enredo Mangueira, 2019. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Ow7REP4zKRY
a) Após ter assistido
o vídeo e lido a letra do samba enredo da Mangueira de 2019 “História Para
Ninar Gente Grande”, você deve ter percebido que, além de Luísa Mahin e
da Revolta dos Malês, outros personagens e feitos históricos citados na
música também não costumam ser muito mencionados nos livros didáticos. No
quadro abaixo, listamos dez importantes líderes negros e indígenas cujos
feitos foram abordados ao longo deste desfile. Pesquise sobre um(a)
desses(as) líderes e, a partir de sua pesquisa, desenvolva um desenho
e uma minibiografia feita por você, sobre esse(a) personagem
histórico. Indicações de pesquisa: ❏ Mural Memória das Mulheres Negras. Espaço pedagógico apresentado na Festa dos Moradores, Agricultores e Remanescentes do Quilombo Vargem. Disponível em: <http://www.pacs.org.br/files/2014/11/Mural-Mem%C3%B3ria-das-Mulheres-Negras.pdf>. Acesso em: 12 jun. 2020.
❏ Aqualtune: princesa no Congo, mas escrava no Brasil. Portal Geledés. Disponível em: < https://www.geledes.org.br/aqualtune-princesa-no-congo-mas-escrava-no-brasil/?gclid=Cj0KCQjwrIf3BRD1ARIsAMuugNs_1COQhlq-VnwgBfPZ-QRPR9uj6KP3Zgc5rOB8H7rO-FQwzuzo7BgaAtGcEALw_wcB. Acesso em: 12 jun. 2020. ❏ Cunhambebe. Wikipédia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Cunhambebe>. Acesso em: 12 jun. 2020. ❏ Dandara. Wikipedia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Dandara>. Acesso em: 12 jun. 2020. ❏ Mulher, negra e escravizada: Esperança Garcia, a primeira advogada do Piauí. Portal Justificando. Disponível em: http://www.justificando.com/2017/08/08/mulher-negra-e-escravizada-esperanca-garcia-primeira-advogada-do-piaui/>. Acesso em: 12 jun. 2020. ❏ Dragão do Mar / Francisco José do Nascimento (1839-1914). A cor da Cultura. Disponível em: <http://antigo.acordacultura.org.br/herois/heroi/francisco-josedonascimento>. Acesso em: 12 jun.2020. ❏ Manuel Congo. Wikipedia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Manuel_Congo>. Acesso em 12 jun. 2020. ❏ No dia da consciência negra a história de Mariana Crioula é lembrada em Vassouras. Portal G1. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Oypw69qNZsg Acesso em: 12 jun. 2020. ❏ Sepé Tiaraju. Escola Britannica. Disponível em: <https://escola.britannica.com.br/artigo/Sep%C3%A9-Tiaraju/483559>. Acesso em: 12 jun. 2020. ❏ Teresa de Benguela. Wikipedia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Teresa_de_Benguela>. Acesso em: 12 jun. 2020. Observação:
Duas aulas para fazer a atividade 5.2 ATIVIDADE
5.2 Considerando
o que você aprendeu sobre essas revoltas negras no Brasil do século XIX,
elabore um mapa conceitual com esse tema, contemplando as
principais características dos movimentos mencionados nos textos. O mapa
deverá tratar sobre os objetivos de cada movimento abordado e trazer imagens
e detalhes importantes, como quando as reivindicações foram de fato
conquistadas e dentro de quais contextos.
Lembre-se: um mapa conceitual representa visualmente
relações entre ideias. Usando caixas, desenhos, setas e formas variadas, ele
é um esquema que faz lembrar, de forma rápida, da matéria estudada. |
ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 21/09 ATÉ 25/09
Orientações 1- Você irá ler os textos e responderá no Caderno do Aluno e se precisar,
usar o caderno de classe. Preste atenção nas sequências das atividades e suas
adaptações dado as circunstâncias. No caderno, coloque o número da questão ou
letra para responder, não sendo necessário copiar o enunciado do exercício. 2- Fotografe-as ao final e envie para o email: andreavilela00@gmail.com até o dia 28/09. 3- Está disponível também no Google Classroom, sendo
possível enviar pelo próprio aplicativo. 4- Dúvidas, me procure no grupo de Whatsapp da sala. 5- Acompanhe as aulas online disponíveis no aplicativo/TV
CMSP, como complemento.
PS: Cuide-se, sejamos positivos que tudo em breve irá
passar. <3
SITUAÇÃO
DE APRENDIZAGEM 3, vol.3 - PRIMEIRO E SEGUNDO REINADOS: A ESCRAVIDÃO, OS
MOVIMENTOS CONTESTATÓRIOS DO BRASIL REGENCIAL E OS IMIGRANTES NO BRASIL DO
XIX Com esta
Situação de Aprendizagem o(a) estudante aprofundará seu conhecimento sobre
alguns dos impactos do nosso passado escravocrata e a importância das
rebeliões que ocorreram no Brasil durante o período regencial. Compreendendo
que as relações sociais no Brasil durante o período monárquico não eram
pacíficas, mas que existia um jogo de forças entre diferentes grupos sociais.
Observação:
Duas aulas para fazer a atividade 3. ATIVIDADE
3 3.1. A partir da leitura do texto, com
base nas atividades já desenvolvidas na Atividade 4 da Situação de
Aprendizagem 2, leia o texto e responda ao que se pede:
A Imigração Europeia no Brasil
No
Brasil, ao longo da Regência e do Segundo Reinado, as estruturas e as
relações de trabalho foram sofrendo graduais alterações, principalmente por
pressão da Inglaterra. Para
os ingleses, o fim da escravidão atendia aos seus interesses diante das
transformações advindas da Revolução Industrial na qual foram pioneiros. Com
a proibição do tráfico negreiro a partir de 1850, os cafeicultores
brasileiros passaram a ter dificuldades em adquirir mão de obra capaz de
suprimir suas demandas. Por essa época, ocorria o deslocamento do eixo
econômico da região Nordeste, em crise devido à desvalorização dos principais
produtos cultivados na região (cana de açúcar, algodão e fumo). Enquanto isso
o Sudeste via uma crescente valorização de seu principal produto de
exportação, o café. Em
vista da proibição da importação de africanos, passou a ser realizado o
tráfico negreiro entre as províncias, estabelecendo um fluxo comercial de
negros escravizados dentro de nosso território. Esta medida, contudo, em
pouco tempo se mostrou incapaz de solucionar o problema de mão de obra visto
a crescente expansão das fazendas de café, que geravam um extraordinário
enriquecimento desses cafeicultores. Por sua vez, a aquisição da mão de obra
escrava tornou-se cada vez mais difícil em virtude dos altos preços pagos por
cada escravizado. Para
suprir a crescente necessidade de mão de obra na lavoura cafeeira, deu-se
início à contratação de imigrantes europeus. O fazendeiro e Senador Nicolau
de Campos Vergueiro
foi pioneiro nesse sistema, durante dez anos, entre 1847 e 1857, ele trouxe inúmeras
famílias europeias de diversas origens para trabalharem em terras brasileiras
sob regime de parceria. Contudo, o regime de parceria e as condições de
trabalho impostas aos imigrantes sujeitos às arbitrariedades do fazendeiro
geraram conflitos e levaram a outras formas de contratação da mão de obra
livre. Fonte: Elaborado especialmente para o Material de Apoio ao Currículo Paulista. a) Que interesse os ingleses tinham em acabar com o
trabalho escravo no Brasil e no mundo? Justifique com suas palavras. b) No que consistia o trabalho sob o regime de parceria?
Pesquise sobre essa forma de organização do trabalho e registre em seu
caderno. c) Pesquise e aponte alguns fatores que desencadearam a
queda dos valores dos produtos da região Nordeste, no mercado internacional. d) Pesquise a origem dos primeiros imigrantes que
chegaram ao Brasil neste contexto. e) A chegada dos imigrantes europeus no Brasil do XIX
atendeu a uma demanda econômica e a um projeto social.
Pensadores, intelectuais e políticos acreditavam que a imigração contribuiria
para um processo de “branqueamento” da população brasileira. O que isso representava
na época? Pesquise sobre este projeto social de “branqueamento” da população
brasileira.
Links
de apoio: ❏ Vídeo - Os imigrantes e o ciclo do café. TV Senado. https://www.youtube.com/watch?v=catx_sJGxwU
❏ Brasil Escola. Economia Cafeeira.
❏ Brasil Escola. Apogeu e Crise do Açúcar.
❏ Vídeo - Segundo Reinado: Abolição da Escravidão e Imigração. https://www.youtube.com/watch?v=0sYJMniqx-I
❏ Vídeo - A entrada das teorias raciais no Brasil. Canal da Lili. Duração: https://www.youtube.com/watch?v=93f7nkbD7tY
Observação:
Duas aulas para fazer a atividade 4. ATIVIDADE
4 4.1. A partir da leitura do texto
abaixo, pesquise em seu livro didático ou em outros recursos de pesquisa, os
seguintes pontos relacionados ao levante popular conhecido como Balaiada:
Após a
leitura do texto introdutório, indique a consulta das fontes disponibilizadas nos QR
Codes ao final para realizarem suas pesquisas.
Em
Caxias, no Maranhão, um memorial foi erguido e reconta a História da
Balaiada. O museu apresenta uma versão do ponto de vista dos “Balaios” que
difere da versão oficial dos fatos. O
levante, que se iniciou por um motivo bastante específico, cresceu até se
tornar uma enorme rebelião que ameaçava diretamente o governo imperial a
partir do ano de 1838. Fonte: Elaborado especialmente para o Material de Apoio ao Currículo Paulista.
a)
Qual o fator ou quais fatores incentivaram a Balaiada? b)
Por que foi dado esse nome ao movimento? c)
Quem foram Manuel Francisco dos Anjos Ferreira, Raimundo Gomes, Cosme Bento das
Chagas (Negro Cosme) e Luís Alves de Lima e Silva? Explique a participação
desses personagens dentro dessa mobilização popular. d)
Quais eram os principais objetivos dos líderes desse movimento? e)
Quais grupos sociais foram impactados pelo movimento? Descreva como cada um desses
grupos foi afetado pelo levante.
Links
de apoio2: https://brasilescola.uol.com.br/guerras/a-guerra-balaiada.htm |
Orientações
1- Você irá ler os textos e responderá no Caderno do Aluno e se precisar,
usar o caderno de classe. Preste atenção nas sequências das atividades e suas
adaptações dado as circunstâncias. No caderno, coloque o número da questão ou
letra para responder, não sendo necessário copiar o enunciado do exercício.
3- Está disponível também no Google Classroom, sendo
possível enviar pelo próprio aplicativo.
4- Dúvidas, me procure no grupo de Whatsapp da sala.
5- Acompanhe as aulas online disponíveis no aplicativo/TV
CMSP, como complemento.
PS: Cuide-se, sejamos positivos que tudo em breve irá
passar. <3
SITUAÇÃO
DE APRENDIZAGEM 3, vol.3 - PRIMEIRO E SEGUNDO REINADOS: A ESCRAVIDÃO, OS
MOVIMENTOS CONTESTATÓRIOS DO BRASIL REGENCIAL E OS IMIGRANTES NO BRASIL DO
XIX
Com
esta Situação de Aprendizagem o(a) estudante aprofundará seu conhecimento
sobre alguns dos impactos do nosso passado escravocrata e a importância das
rebeliões que ocorreram no Brasil durante o período regencial. Compreendendo
que as relações sociais no Brasil durante o período monárquico não eram
pacíficas, mas que existia um jogo de forças entre diferentes grupos sociais.
Observação: Duas aulas para fazer a atividade 2.
ATIVIDADE
2
Leia
o texto abaixo e responda as questões sobre ele em seu caderno:
Os Abolicionistas
Provavelmente você
já deve ter ouvido falar que, em 13 de maio de 1888 a princesa Isabel assinou
a lei que aboliu escravidão em nosso país. A chamada Lei Áurea fora
realmente assinada por ela, mas já havia sido aprovada pela Câmara dos
Deputados e pelo Senado anteriormente.
A abolição só se
deu no Brasil em 1888, mas já era bastante debatida décadas antes. Já no
início do século XIX, a Inglaterra passou a exigir que o Império brasileiro
extinguisse o tráfico atlântico de escravizados para reconhecer sua Independência.
Em 1850 a Lei Eusébio de Queirós proibiu a entrada de africanos
escravizados no Brasil. A promulgação da Lei Áurea foi, portanto, apenas o
desfecho de um processo que havia começado décadas antes por homens e
mulheres chamados de abolicionistas.
Em meados do século
XIX já existiam movimentos abolicionistas em quase todas as províncias do
Império brasileiro. Esses movimentos eram compostos por diversos grupos
sociais: escravizados, alforriados, trabalhadores livres, artesãos,
membros da Igreja católica,
intelectuais, políticos, entre outros.
Neste grande grupo nem todos concordavam entre si,
alguns defendiam a abolição imediata da
escravidão e outros defendiam um processo gradativo por temerem reações
violentas ou uma crise econômica.
Durante o Império
foram adotadas diversas estratégias para combater a escravidão e os
abolicionistas se manifestavam inclusive publicamente, pressionando
autoridades para
seu fim, ou para a aprovação de leis que
libertariam mais escravizados. Luís Gama utilizou o sistema judiciário para
conquistar a sua liberdade e ajudou outros quinhentos escravizados a se
libertarem dessa mesma forma. O engenheiro André Rebouças e o jornalista José
do Patrocínio, ambos descendentes de escravos, se destacaram como
articuladores do abolicionismo junto aos políticos do Império. E para além da
luta dos próprios escravizados e de seus descendentes, diversos grupos
buscaram recursos para divulgar as ideias abolicionistas, apoiavam fugas,
compraram alforrias e sustentaram economicamente quilombos. Ideias
abolicionistas eram inclusive divulgadas em revistas, folhetos e jornais, que
continham charges denunciando os horrores da escravidão.
Por meio dos
esforços desses abolicionistas, algumas vitórias políticas foram
conquistadas. A chamada Lei do Ventre Livre de 1871 estabelecia que
toda criança, nascida de mãe escravizada, era ingênua e, por isso, passava a
ser considerada livre. Essas crianças deveriam ser criadas pelos “senhores”
(proprietários de escravos) até os 8 anos de idade. A partir dessa idade, os
senhores tinham a opção de escolher entre receber do Estado uma indenização
ou usarem o trabalho dos menores até eles alcançarem a idade de 21 anos.
Essa mesma lei reconhecia o direito do
escravizado à formação de um pecúlio, fruto de heranças, doações ou do seu
próprio trabalho se aceito por seu senhor. Já a proposta da lei que ficou
conhecida como Lei do Sexagenário foi enviada à Câmara e ao Senado em
1884.
Os escravocratas
barraram por diversas vezes a aprovação dessa lei que defendia a libertação
dos escravizados quando completassem 60 anos e somente em setembro de 1885,
após muitas pressões e manifestações, ela foi aprovada. Apesar de todos esses
esforços, mesmo em 1888 ainda existiam membros do partido Liberal e do
partido Conservador interessados na manutenção da escravidão.
No entanto, é
importante pontuar que este debate político também contribuiu para a
consolidação de uma crise na monarquia que acabou levando ao seu fim e à
disseminação de ideais republicanos no país.
Fonte: Elaborado especialmente para o
Material de Apoio ao Currículo Paulista.
Alforriados: Indivíduos que
haviam sido libertos por meio das chamadas cartas de alforria
a) O texto lido trata
de indivíduos que modificaram a História do país por meio de suas lutas e
ações de resistência. Você sabe o que significa a palavra “abolição” e por
que ela é tão utilizada quando falamos do momento histórico que estamos
estudando? Após ter respondido essa pergunta, grife as palavras do texto que
você não conhece o significado, pesquise o sentido de cada uma delas e
registre em seu caderno.
b) Segundo o texto,
pessoas de diversas camadas da sociedade compunham grupos que tinham
preocupações abolicionistas. Quais pessoas faziam parte do movimento abolicionista
brasileiro? Que estratégias esses abolicionistas utilizavam? Todas essas pessoas
concordavam entre si? Justifique sua resposta.
c) O texto cita três
importantes abolicionistas da nossa História, Luís Gama, André Rebouças e
José do Patrocínio. Faça uma pesquisa sobre eles e registre em seu caderno algumas
de suas contribuições para a abolição da escravidão no Brasil.
d) Além da Lei Áurea,
outras leis anteriores a ela foram citadas no texto. Quais leis são essas?
Explique quais mudanças elas trouxeram.
Links
de apoio:
Luís
Gama:
❏ Vídeo - Luís Gama - Canal Da
História. Canal Futura. Disponível em:
André
Rebouças:
❏ Vídeo – André Rebouças: o
engenheiro da liberdade. Canal Buenas Ideias. Disponível em:
José
do Patrocínio:
Vídeo
-
Os Abolicionistas: Silva Jardim e José do Patrocínio. Canal Buenas Ideias.
Disponível em:
Observação: Duas aulas para fazer a atividade 2.1
ATIVIDADE
2.1
Considerando
o que aprendemos com o texto Os Abolicionistas, vamos agora
observar
uma das imagens da Revista Ilustrada e responder a algumas questões:
Obs: Ao realizar a
análise de imagens, busque a “atitude historiadora, focando na identificação,
na comparação, na contextualização, na interpretação e na análise das imagens
apresentadas.
O debate abolicionista e a crise na
monarquia eram abordados nas páginas da Revista Illustrada (1876-1898),
criada por Ângelo Agostini. A revista deixava claro o seu posicionamento
abolicionista, mas apesar de seu viés crítico, nunca assumiu posição em prol
de algum partido ou organização. As caricaturas da série “Scenas da Escravidão”
denunciavam as atrocidades às quais os escravizados eram submetidos.
Fonte: Elaborado especialmente para o
Material de Apoio ao Currículo Paulista.
a) Nessa ilustração são
representados indivíduos que possuem interesses diferentes. Você consegue identificar
quem são os indivíduos representados nela? Quais elementos presentes na
charge permitiram que você chegasse a essa conclusão?
b)
Ao ter se atentado para os personagens representados na imagem, você deve ter
percebido uma clara oposição, um jogo de forças. Descreva a maneira como os personagens
estão caracterizados e a quais objetos estão associados. Após ter feito isso responda:
O que esses elementos da imagem dizem sobre eles? Quem eles estão representando
e quais interesses eles defendiam?
c)
Após ter analisado os aspectos visuais da imagem e, considerando o contexto
de publicação dela assim como o seu título e a legenda, o que se pode dizer
sobre a intenção do autor da charge?
d)
De acordo com a sua interpretação da ilustração, qual é o papel de quem está
no centro dessa charge (o homem negro) em relação ao processo de abolição?
Explique utilizando elementos da imagem.
e)
De acordo com o que você aprendeu através das pesquisas que realizou para a Atividade
2, a visão passada pela imagem em relação ao personagem no centro da representação
está de acordo com o que realmente ocorreu durante as mobilizações abolicionistas
no Brasil? Justifique sua resposta.
|
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 08/09 ATÉ 11/09
Orientações
1- Você irá ler os
textos e responderá no Caderno do Aluno e se precisar, usar o caderno de
classe. Preste atenção nas sequência das atividades e suas adaptações dado as
circunstâncias. No caderno, coloque o número da questão ou letra para
responder, não sendo necessário copiar o enunciado do exercício.
3-
Está disponível também no Google Classroom, sendo possível enviar pelo
próprio aplicativo.
4-
Dúvidas, me procure no grupo de Whatsapp da sala.
5-
Acompanhe as aulas online disponíveis no aplicativo/TV CMSP, como
complemento.
PS:
Cuide-se, sejamos positivos que tudo em breve irá passar. <3
SITUAÇÃO
DE APRENDIZAGEM 3, vol.3 - PRIMEIRO E SEGUNDO REINADOS: A ESCRAVIDÃO, OS
MOVIMENTOS CONTESTATÓRIOS DO BRASIL REGENCIAL E OS IMIGRANTES NO BRASIL DO
XIX
Com
esta Situação de Aprendizagem o(a) estudante aprofundará seu conhecimento
sobre alguns dos impactos do nosso passado escravocrata e a importância das
rebeliões que ocorreram no Brasil durante o período regencial. Compreendendo
que as relações sociais no Brasil durante o período monárquico não eram
pacíficas, mas que existia um jogo de forças entre diferentes grupos sociais.
Observação:
Duas aulas para fazer a atividade 1.
ATIVIDADE
1
1.1. Após
a leitura do texto, acesse o link de apoio para assistir ao vídeo A Rota do
Escravo – A Alma da Resistência e responda as questões abaixo em seu caderno.
Nascidos e
arrancados de outro continente a partir do século XVI, africanos e seus descendentes
foram escravizados no Brasil. Aqui passaram a trabalhar forçosamente exercendo
um papel de suma importância nos aspectos econômicos, sociais e culturais do nosso
país. Esses homens e mulheres eram originários de diversas etnias e seus descendentes
passaram a também compor a população brasileira.
As relações
sociais estabelecidas durante a escravidão no Brasil teceram uma rede
cultural complexa. Um dos principais aspectos desta rede está relacionado à
construção da nossa identidade étnico racial, visto que boa parte da
população brasileira é hoje composta por negros.
É fundamental
considerar a importância do trabalho exercido no contexto da escravidão ao
analisarmos os ciclos econômicos da História brasileira e seu legado no
presente. Ao mesmo tempo, é essencial também perceber a influência da
escravidão na potencialização das desigualdades sociais no país e como as
tentativas de superação dessas desigualdades étnico-raciais muitas vezes
geram reações violentas.
Fonte: Elaborado
especialmente para o Material de Apoio ao Currículo Paulista.
Oficina Luz... Câmera e Ação… HISTÓRIA!
“A Rota do Escravo - A Alma da Resistência”
a) Após ter lido o texto e assistido ao filme aponte algumas influências
da utilização da mão de obra africana escravizada no Brasil, dentro dos
aspectos sociais, econômicos e culturais na atualidade.
b) O filme retrata a história do comércio de indivíduos escravizados por
meio de suas próprias vozes, das de seus mestres e das dos comerciantes que
atuavam com o tráfico, discutindo aspectos já apresentados no texto. De quais
maneiras o vídeo evidencia a resistência dos escravizados à violência
constante que sofriam?
Observação:
Duas aulas para fazer a atividade 1.2
ATIVIDADE
1.2
1.2. Leia a fonte para responder aos questionamentos abaixo:
Se necessário utilize o dicionário para entender as palavras desconhecidas.
Código Penal
[...]
PARTE ESPECIAL
TÍTULO I
DOS CRIMES CONTRA A PESSOA
[...]
CAPÍTULO VI
DOS CRIMES CONTRA A LIBERDADE INDIVIDUAL
SEÇÃO I
DOS CRIMES CONTRA A LIBERDADE PESSOAL
[...]
Redução a condição análoga à de escravo.
Art. 149. Reduzir alguém a
condição análoga à de escravo, quer submetendo-o a trabalhos forçados ou a
jornada exaustiva, quer sujeitando o a condições degradantes de trabalho,
quer restringindo, por qualquer meio, sua locomoção em razão de dívida
contraída com o empregador ou preposto:
Pena
- reclusão, de dois a oito anos, e multa, além da pena correspondente à
violência.
§ 1º Nas mesmas penas incorre quem:
I – cerceia o uso de
qualquer meio de transporte por parte do trabalhador, com o fim de retê-lo no
local de trabalho;
II – mantém
vigilância ostensiva no local de trabalho ou se apodera de documentos ou
objetos pessoais do trabalhador, com o fim de retê-lo no local de trabalho.
§ 2º A pena é
aumentada de metade, se o crime é cometido:
I – contra criança ou
adolescente;
II – por motivo de
preconceito de raça, cor, etnia, religião ou origem.
Fonte: Código Penal brasileiro, 2019.
Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/del2848compilado.htm
Análoga: semelhante, parecida.
a) Como conseguimos perceber, a partir da
leitura dos termos do artigo do Código Penal brasileiro transcritos acima, de
acordo com a legislação vigente no país, o ato de submeter pessoas a qualquer
condição de trabalho análogo ao escravo é crime. Ele vai contra a liberdade
individual, fere a liberdade pessoal e está sujeito à multa e pena de
reclusão de dois a oito anos. Para além desse artigo, hoje existem uma série
de leis e mecanismos de combate à escravidão que asseguram a responsabilização
dos opressores em âmbito nacional e internacional, visando acabar com a
existência dessa forma de exploração do trabalho. Mas, apesar da existência
dessas leis, hoje, ainda, são praticadas formas de trabalho escravo ou
análogas à escravidão. Faça uma pesquisa sobre as formas atuais de
escravização na internet, ou em outros recursos de pesquisa e, posteriormente,
registre no caderno.
b) A Constituição brasileira garante que
todos somos iguais perante a lei e que, qualquer discriminação que atente a
este direito, será punida, sendo a prática do racismo também considerada
criminosa. Pesquise alguns dos artigos da Constituição brasileira que tratam da
discriminação racial e transcreva, em seu caderno, os pontos que considerou
mais importantes e registre no caderno.
Link de apoio 2: https://ambitojuridico.com.br/edicoes/revista-153/trabalho-em-condicoes-analogas-as-de-escravo-uma-realidade-bem-atual/
Indicação de pesquisa para os estudantes:
❏ BBC Brasil. 5 exemplos da escravidão moderna, que atinge mais de 160 mil
brasileiros.
Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-36429539
|
Orientações
1- Você irá ler os
textos e responderá no Caderno do Aluno e se precisar, usar o caderno de
classe. Preste atenção nas sequência das atividades e suas adaptações dado as
circunstâncias. No caderno, coloque o número da questão ou letra para
responder, não sendo necessário copiar o enunciado do exercício.
3-
Está disponível também no Google Classroom, sendo possível enviar pelo
próprio aplicativo.
4-
Dúvidas, me procure no grupo de Whatsapp da sala.
5-
Acompanhe as aulas online disponíveis no aplicativo/TV CMSP, como
complemento.
PS:
Cuide-se, sejamos positivos que tudo em breve irá passar. <3
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2, vol.3 - SEGUNDO
REINADO: TERRITÓRIOS, FRONTEIRAS E A GUERRA DO PARAGUAI.
Nesta Situação de
Aprendizagem, você, estudante, estudará a Guerra do Paraguai enquanto um ato
da consolidação das nações da bacia platina (Argentina, Uruguai, Brasil e
Paraguai) e que culminaram em um enorme saldo negativo de mortes e destruição.
A Guerra do Paraguai foi considerada um divisor de águas entre os países
envolvidos e caracterizou o maior conflito armado dentro da América Latina.
Observação:
Duas aulas para fazer a atividade 1 e 2.
ATIVIDADE
1
1.1. Observe as Bandeiras abaixo, identifique-as
colocando o nome dos países a qual pertencem nos quadros abaixo de cada uma
das imagens e responda aos próximos questionamentos.
Para
consultar sobre as bandeiras:
Bandeira do Paraguai. Wikipedia. Disponível em:
Bandeira do Uruguai. Fonte: Wikipedia. Disponível em:
Bandeira da Argentina. Wikipedia. Disponível em
Bandeira do Brasil Império. Wikipedia. Disponível em:
SAIBA MAIS:
❏ BBC Brasil. 150 anos do fim da Guerra do Paraguai: a história do conflito armado
mais sangrento da América Latina. Por Verônica Smink. 02 mar 2020. Disponível em:
< https://www.bbc.com/portuguese/brasil-51693818
❏ Vídeo - As tantas verdades da Guerra do Paraguai. Canal da Lili. Disponível em:
ATIVIDADE 2
2.1. Leia o texto
abaixo e realize a atividade proposta em seu caderno.
a) O texto acima nos dá alguns
indicativos da situação política do Brasil no período do II Reinado. Sendo
assim, aponte outras causas que motivaram a entrada do Brasil na Guerra do
Paraguai.
b) Apontados os fatores que motivaram
o Brasil a entrar na Guerra do Paraguai, escreva as principais consequências
para ambos os lados envolvidos no conflito.
Observação: Duas aulas para fazer a atividade 3.
ATIVIDADE 3
a) Porque o
autor diz que a abolição da escravidão aconteceu de maneira lenta, gradativa e
que “beneficiava” os escravos? Lembre-se que: “aspas” são utilizadas em sentido
de ironia.
b) Colocar
fim ao tráfico negreiro, em 1850, regulamentou a situação dos escravos que aqui
já se encontravam? Justifique.
c) Se
pensarmos na Lei do Ventre Livre e nas condições em que se encontravam as
mulheres negras escravizadas nesse período, seria possível que as crianças
nascidas a partir de 1871 poderiam tornarem-se livres na prática? Justifique.
d) A Lei do
Sexagenário previa que negros escravizados (homens ou mulheres), ao completarem
60 anos de idade, tornavam-se livres. Se refletirmos a respeito do trabalho
excessivo, dos castigos físicos que sofriam, das péssimas condições de
alimentação e de tantas outras condições degradantes ao qual estavam sujeitos, era
comum esses escravizados se libertarem dessa forma? Justifique.
e) 20 de
novembro é o Dia da Consciência Negra que corresponde ao dia da morte de Zumbi dos
Palmares. Com o intuito de reconhecer africanos e afrodescendentes como
sujeitos de suas próprias histórias e de se combater o racismo, a data assinala
a importância e a valorização da cultura afro-brasileira. Pesquise as
diferentes manifestações e contribuições desses povos para o Brasil bem como a
sua influência no cotidiano da sociedade brasileira.
f) A História
da escravidão no Brasil atravessa mais de 300 anos. Da assinatura da Lei Áurea,
em 1888, aos dias atuais passaram-se mais de 130 e ainda assim, direitos naturais
e básicos são infringidos a essa população. Sendo assim, elabore um texto
dissertativo, demonstrando a situação e a luta dos africanos e afrodescendentes
após abolição e nos dias atuais.
SAIBA MAIS:
A
escravidão e seu contexto no período imperial brasileiro.
Disponível em:
Escravidão
indígena no Brasil. Disponível em:
Código
Penal brasileiro de 1940. Disponível em:
Racismo.
Disponível em:
Como fazer
um texto dissertativo:
Passo a passo:
Introdução: Faça uma contextualização introdutória do objeto de estudo a ser
analisado, respondendo às seguintes perguntas em relação ao que será exposto em seu
texto:
● O quê? – Introdução do assunto que será abordado.
● Quem? – Exposição dos agentes mais importantes envolvidos na questão ou
dentro da discussão a ser realizada.
● Quando? – Situar temporalmente o momento histórico ou a discussão
historiográfica da qual irá tratar.
● Onde? – Situar geograficamente o momento ou discussão histórica que será
trabalhada ao longo do seu texto.
Desenvolvimento: Aprofundar argumentos do que foi apresentado na introdução,
respondendo a uma pergunta principal:
● Como? – Aprofundar a discussão introduzida, apresentando detalhadamente o
processo pesquisado. Exponha suas referências para responder de maneira
embasada as questões já abordadas na introdução e a discussão em relação ao
assunto ao longo de sua pesquisa.
Conclusão: Sintetizar de forma argumentativa a questão apresentada ao longo das
etapas anteriores e responder a uma questão principal:
● Por quê? – Apresentar suas análises sobre a importância do assunto tratado ao
longo de sua dissertação, de maneira a sintetizar e finalizar a argumentação
exposta ao longo do desenvolvimento de seu texto.
|
Orientações
1- Você irá ler os
textos e responderá no Caderno do Aluno e se precisar, usar o caderno de
classe. Preste atenção nas sequência das atividades e suas adaptações dado as
circunstâncias. No caderno, coloque o número da questão ou letra para
responder, não sendo necessário copiar o enunciado do exercício.
3-
Está disponível também no Google Classroom, sendo possível enviar pelo
próprio aplicativo.
4-
Dúvidas, me procure no grupo de Whatsapp da sala.
5-
Acompanhe as aulas online disponíveis no aplicativo/TV CMSP, como
complemento.
PS:
Cuide-se, sejamos positivos que tudo em breve irá passar. <3
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1, vol.3 - PRIMEIRO
E SEGUNDO REINADOS: POLÍTICA E ECONOMIA.
Nesta Situação de
Aprendizagem, você estudará que, após a Independência do Brasil,
D Pedro I foi coroado
imperador do Brasil e governou por apenas nove anos; e que, entre os anos de
1831 e 1840, nosso país foi dirigido por regentes, isto é, governado por
outras autoridades, eleitas pelos deputados e senadores para administrarem
temporariamente. Aos 15 anos de idade, D Pedro II tornou-se o segundo e
último Imperador do Brasil, visto que seu pai abdicou do trono brasileiro quando
ele tinha apenas 5 anos. O Brasil do século XIX e seus principais
acontecimentos são os temas que estudaremos.
Observação: Três aulas para fazer a atividade 6.
Roteiro de orientações que pode ser
disponibilizado aos estudantes:
Passo a Passo:
1º Escolha um dos temas.
2º Divida o tema em tópicos ou ideias principais. Cada pedaço/tópico pode
corresponder a uma parte da pesquisa realizada.
3º Para sua pesquisa, você pode utilizar: internet, livros, revistas etc.
Explore sua atitude historiadora com a investigação do tema escolhido.
4º Consolide a aprendizagem produzindo um texto sobre o seu tema.
Indicações de pesquisa:
Revoltas Regenciais:
❏ Vídeo – Revoltas Regenciais. Canal Parabólica. Duração: 26’58”.
Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=c7hYMyzUIJs >. Acesso
em: 10 jun.2020.
Farroupilha:
❏ Vídeo – Revolução Farroupilha. Canal Buenas Ideias. Duração: 8’04”.
Disponível em:<https://www.youtube.com/watch?v=wrdZ6x2X-PY>. Acesso em:
10 jun. 2020.
Sedição Militar:
❏ Revista do Arquivo Público Mineiro. A Revolta do Ano da Fumaça.
Disponível em:
<http://www.siaapm.cultura.mg.gov.br/acervo/rapm_pdf/2014A08.pdf >.
Acesso em: 10 jun.2020.
Revolta de Carrancas:
❏ Wikipedia. Revolta de Carrancas. Disponível em:
<https://pt.wikipedia.org/wiki/Revolta_de_Carrancas
>. Acesso em: 10 jun.2020.
Sabinada:
❏ Educa Mais Brasil. Sabinada. Disponível em: <
https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/historia/sabinada
> . Acesso em: 10 jun. 2020.
Insurreição Malê:
❏ Vídeo - Os malês e a resistência negra na Bahia. Canal da Lili.
Duração: 4’49”. Disponível
em: <
https://www.youtube.com/watch?v=RVRrIrvTNs4>. Acesso em: 10 jun. 2020.
Cabanada:
❏ InfoEscola. Cabanada. Disponível em:
<https://www.infoescola.com/historia-dobrasil/cabanada/>. Acesso em: 10
jun. 2020.
Balaiada:
❏ HQ – Negro Cosme e a Guerra da Balaiada no Maranhão. Centro de Cultura
Negra do Maranhão. Disponível em: < http://hbois.blogspot.com/2017/02/biblioteca-livre-hq-contahistoria-de.html?m=1
> . Acesso em: 10 jun. 2020.
Cabanagem:
❏ Vídeo – A Revolta dos Cabanos. Canal Amazônia Independente. Duração:
51’59”.
Disponível em: < https://youtu.be/KayPmt_5xRQ
>. Acesso em: 10 jun. 2020.
Observação:
Uma aula para fazer a atividade 7 e 8.
ATIVIDADE 7
Datada no ano de 1850, a Lei de Terras viabiliza
uma série de condições sobre
as mesmas. Sendo assim, leia a fonte abaixo e
responda aos questionamentos:
ATIVIDADE 8
Leia o texto abaixo e siga as orientações da
atividade:
SAIBA MAIS:
❏ REIS, João José. A Revolta dos Malês em
1835. Disponível em:
http://educacao.salvador.ba.gov.br/adm/wp-content/uploads/2015/05/a-revolta-dosmales.pdf
. Acesso
em: 11 jun. 2020.
|
Orientações
1- Você
irá ler os textos e responderá no Caderno do Aluno e se precisar, usar o
caderno de classe. Preste atenção nas sequência das atividades e suas
adaptações dado as circunstâncias. No caderno, coloque o número da questão ou
letra para responder, não sendo necessário copiar o enunciado do exercício.
3- Está disponível também no Google Classroom, sendo possível
enviar pelo próprio aplicativo.
4- Dúvidas, me procure no grupo de Whatsapp da sala.
5- Acompanhe as aulas online disponíveis no aplicativo/TV
CMSP, como complemento.
PS: Cuide-se, sejamos positivos que tudo em breve irá passar.
<3
SITUAÇÃO
DE APRENDIZAGEM 1, vol.3 - PRIMEIRO E SEGUNDO REINADOS: POLÍTICA E ECONOMIA.
Nesta Situação de Aprendizagem, você estudará
que, após a Independência do Brasil,
D Pedro I foi coroado imperador do Brasil e
governou por apenas nove anos; e que, entre os anos de 1831 e 1840, nosso país
foi dirigido por regentes, isto é, governado por outras autoridades, eleitas
pelos deputados e senadores para administrarem temporariamente. Aos 15 anos de
idade, D Pedro II tornou-se o segundo e último Imperador do Brasil, visto que
seu pai abdicou do trono brasileiro quando ele tinha apenas 5 anos. O Brasil do
século XIX e seus principais acontecimentos são os temas que estudaremos.
Observação: Uma aula para fazer a atividade 3.
ATIVIDADE
3- Leia o texto e, a seguir,
responda o que se pede:
a) A partir da leitura do texto acima, evidencie as
principais diferenças entre as Constituições que constam no documento e o que
representa essa diferenciação para a população de modo geral.
b) No artigo 5º da Constituição Federal de 1988, a
lei afirma que somos todos iguais. Por que precisamos estabelecer leis que
garantam direitos mínimos e naturais para todas as pessoas?
c) Na atual Constituição Federal Brasileira, quem
pode participar das eleições? O que significa a extensão do direito ao voto
para um número maior de participantes? Como elas são realizadas?
Observação: Uma aula para fazer a
atividade 4.
ATIVIDADE 4
Com auxílio do link de apoio, faça uma breve pesquisa sobre a
Confederação do Equador e aponte nas afirmativas abaixo (V), para verdadeiro, e
(F),
para falso, justificando os
apontamentos falsos em seu caderno.
a) ( ) A Confederação do
Equador se caracterizou como uma revolta separatista urbana,
com caráter republicano e
com massiva participação popular.
b) ( ) Podemos considerar que
uma das principais causas desse movimento foi a alta dos
impostos cobrados pelo
governo de D. Pedro I, bem como a forte tendência absolutista
centralizadora em seu
governo.
c) ( ) Alguns intelectuais da
época defendiam o fim da escravidão, mesmo sendo escravistas, e isso aumentou a
força do movimento.
d) ( ) Frei Caneca, um forte
opositor ao governo de D. Pedro I, afirmou: “...o poder moderador é a chave mestra
da opressão da nação brasileira”.
4.2. Ainda sobre a Confederação do Equador e
com base nos dados levantados em sua pesquisa na atividade anterior, elabore um
mapa mental como uma forma de organizar os seus estudos. Vale lembrar: O mapa mental
é um diagrama que facilita a organização das ideias de maneira lógica e simples
em um processo de memorização, onde ele inicia com um tema central e evolui com
o desenvolvimento dos fatos históricos.
Observação: Duas aulas para fazer a
atividade 5.
|
Orientações
1- Você irá ler os
textos e responderá no Caderno do Aluno e se precisar, usar o caderno de
classe. Preste atenção nas sequência das atividades e suas adaptações dado as
circunstâncias. No caderno, coloque o número da questão ou letra para
responder, não sendo necessário copiar o enunciado do exercício.
3-
Está disponível também no Google Classroom, sendo possível enviar pelo
próprio aplicativo.
4-
Dúvidas, me procure no grupo de Whatsapp da sala.
5-
Acompanhe as aulas online disponíveis no aplicativo/TV CMSP, como
complemento.
PS:
Cuide-se, sejamos positivos que tudo em breve irá passar. <3
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1, vol.3 - PRIMEIRO
E SEGUNDO REINADOS: POLÍTICA E ECONOMIA.
Nesta Situação de
Aprendizagem, você estudará que, após a Independência do Brasil,
D Pedro I foi coroado
imperador do Brasil e governou por apenas nove anos; e que, entre os anos de
1831 e 1840, nosso país foi dirigido por regentes, isto é, governado por
outras autoridades, eleitas pelos deputados e senadores para administrarem
temporariamente. Aos 15 anos de idade, D Pedro II tornou-se o segundo e
último Imperador do Brasil, visto que seu pai abdicou do trono brasileiro quando
ele tinha apenas 5 anos. O Brasil do século XIX e seus principais
acontecimentos são os temas que estudaremos.
Observação: Duas aulas para
fazer as atividades 1.
a) As imagens são representações dos dois
imperadores brasileiros. Pesquise sobre cada um deles, apontando os
principais acontecimentos de seus governos. Registre-os em seu caderno.
a) A partir dos dados coletados,
você acredita que logo após a Independência do Brasil e, em especial nos
períodos do I e II Reinado, as estruturas internas referentes à política,
economia e vida social alteraram aspectos de todas as pessoas que viveram nesse
período?
b) A imagem acima nos mostra
escravos em uma fazenda de café no ano de 1885,
aproximadamente.
Com auxílio de seu(sua) professor(a) ou em pesquisas futuras
(livro
didático, internet, entre outros) relacione a profunda relação
existente entre a
manutenção
das relações escravocratas e a organização política do Império.
c) A Lei nº 601 de 18 de setembro de
1850, conhecida como Lei de Terras, passou a regulamentar a posse de terras
no Brasil. Antes da promulgação dessa lei, o governo doava terras às pessoas
interessadas, desconsiderando a ocupação original por diversos povos indígenas,
por exemplo. A mesma lei dificultou o acesso à terra não somente aos indígenas,
mas também aos ex-escravos e aos camponeses pobres, visto que a única forma
de obter terras seria comprando-as. Sendo assim, pesquise sobre as questões que
envolvem a demarcação das terras indígenas e quilombolas atualmente.
Observação:
Duas aulas para fazer a atividade.
ATIVIDADE 2
Leia o
texto abaixo e responda aos questionamentos em seu caderno:
|
Orientações
1- Você irá ler os
textos e responderá no Caderno do Aluno e se precisar, usar o caderno de
classe. Preste atenção nas sequência das atividades e suas adaptações dado as
circunstâncias. No caderno, coloque o número da questão ou letra para
responder, não sendo necessário copiar o enunciado do exercício.
3-
Está disponível também no Google Classroom, sendo possível enviar pelo
próprio aplicativo.
4-
Dúvidas, me procure no grupo de Whatsapp da sala.
5-
Acompanhe as aulas online disponíveis no aplicativo/TV CMSP, como
complemento.
PS:
Cuide-se, sejamos positivos que tudo em breve irá passar. <3
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 3 -
PROCESSOS DE INDEPENDÊNCIA DA AMÉRICA LATINA E SUA FRAGMENTAÇÃO POLÍTICA
A
Situação de Aprendizagem 3 propiciará ao estudante compreender os processos
de independência dos países latino-americanos, destacando os desdobramentos
políticos e sociais que originaram experiências igualmente específicas.
Observação: Três aulas para fazer
as atividades 6.
ATIVIDADE 6.
Leia com atenção os textos abaixo e responda as questões no
caderno:
Texto 1:
Manuela Sáenz
“Manuela Sáenz (que também recebeu de San Martín o título de
Caballera de la Orden del Sol, totalizando 112 mulheres que receberam tal
condecoração) foi uma das mais famosas, pois além de sua conduta não usual de
interessar-se por política e lutar na guerra, ao conhecer Simon Bolívar
tornou-se sua companheira durante oito anos, até quando ele faleceu. Pouco
tempo depois da morte de Bolívar foi exilada, morrendo na pobreza.”
Fonte: RODRIGUES, Amanda Maria
Lima. As mulheres e as guerras de
independência na América Latina do século XIX: invisíveis ou inexistentes?
Ameríndia, v. 3, n. 1, 2007. p. 4.
Reflita sobre os seguintes pontos:
a) Quem foi Manuela Sáenz?
b) Ela teve papel de destaque no processo de independência? Por
quê?
c) Manuela ficou conhecida somente por ter sido companheira de
Simón Bolívar? Justifique sua resposta.
Texto2:
Maria Quitéria de Jesus
“Maria
Quitéria de Jesus, a mulher-soldado, nasceu em São José de Itapororocas, no
ano de 1797, na antiga Província da Bahia.
Em 1822,
sob o ideal de liberdade, o Recôncavo Baiano lutava contra o dominador
português que se negava a reconhecer a Independência do Brasil. Nesse clima,
surge a figura de Maria Quitéria. A necessidade de efetivos fez com que a
Junta Conciliadora de Defesa, sediada em Cachoeira-BA, conclamasse os
habitantes da região a se alistarem para combater os portugueses.
Maria Quitéria, uma humilde sertaneja
baiana, atendeu ao chamado, motivada pelos ideais de liberdade que envolviam
seus conterrâneos. Ante a posição contrária do pai, foge de casa e, com o
uniforme de um cunhado, incorpora-se inicialmente ao Corpo de Artilharia e,
posteriormente, ao de Caçadores, com nome de Soldado Medeiros. O seu batismo
de fogo ocorre em combate na foz do rio Paraguaçu, ocasião em que ficam
evidenciados seu heroísmo invulgar e sua real identidade.
Em fins
de 1822, a intrépida baiana, já com saiote tipo "highlander
escocês" sobre o uniforme militar, incorpora-se ao Batalhão dos
Voluntários de D. Pedro I, tornando-se, desse modo, oficialmente, a primeira
mulher a assentar praça numa unidade militar, em terras brasileiras.
De armas
na mão, participando de combates como o da Pituba e o de Itapuã, torna-se
merecedora das mais honrosas citações de bravura, valor e intrepidez,
passando a constituir-se em referência do heroísmo da mulher brasileira.
Finda a
campanha baiana, Maria Quitéria embarca para o Rio de Janeiro. [...] No dia
20 de agosto de 1823, D. Pedro I confere à gloriosa guerreira a honra de
recebê-la em audiência especial. Sabedor da bravura e da maneira correta com
que sempre se portara entre a soldadesca, num gesto de profunda admiração,
concede-lhe o soldo de "Alferes de linha" e a condecoração de
"Cavaleiro da Ordem Imperial do Cruzeiro", em reconhecimento à bravura
e à coragem com que lutara contra os inimigos da Pátria.”
Fonte:
Reflita sobre os seguintes pontos:
a) Quem foi Maria Quitéria de Jesus?
b) Ela teve papel de destaque no processo de independência? Por
quê?
c) Por qual motivo Maria Quitéria foi condecorada pelo imperador
Dom Pedro I?
Texto3:
Policarpa Salavarrieta (La Pola)
“Por várias vezes também se prestavam ao
serviço de espiãs, no qual se saíam muito bem, pois conseguiam acesso a
certas casas ao se colocarem como serviçais, passando despercebidas aos olhos
de insurrectos ou realistas. Luis Vitale dá o exemplo de “Policarpa, [que]
atuou como mensageira dos revolucionários no período da Reconquista
Espanhola. Era uma costureira de Bogotá, oriunda do Valle del Cauca;
transportava as mensagens anticoloniais camufladas em laranjas.” As
atividades de espionagem de Policarpa Salavarrieta foram tão bem sucedidas
que passou a ser procurada como um dos principais agentes republicanos.
Morreu fuzilada.”
Fonte: RODRIGUES, Amanda Maria Lima. As mulheres e as guerras de
independência na América Latina do século XIX: invisíveis ou inexistentes?
Ameríndia, v. 3, n. 1, 2007. p. 5.
Reflita sobre os seguintes pontos:
a) Quem foi Policarpa Salavarrieta?
b) Ela teve papel de destaque no processo de independência? Por
quê?
c) Qual o motivo de sua condenação à morte?
Observação:
Uma aula para fazer a atividade 7.
ATIVIDADE 7
Vamos
socializar o Cartão Postal
produzido na atividade 5 da semana de 13 à 17 de julho? Para a realização
desta atividade, siga as orientações abaixo.
Passo a Passo:
1. Você irá postar cartão
produzido por você no padlet.
3. O endereço do nosso mural onde deverá ser postado é: https://padlet.com/andreavilela1/3mcx7fqgp3hrpqhm
Observação:
Relembrando a atividade já trabalhada:
Vamos elaborar um Cartão Postal. Você deve, como
investigador da história, pesquisar algumas mulheres que participaram dos
movimentos de Independência das Américas, e como os seus atos interferiam
nesse processo. Selecione, na lista apresentada abaixo, uma delas para
elaborar um Cartão-Postal contando
a história delas a um amigo(a).
|
Orientações
1- Você irá ler os
textos e responderá no Caderno do Aluno e se precisar, usar o caderno de
classe. Preste atenção nas sequência das atividades e suas adaptações dado as
circunstâncias. No caderno, coloque o número da questão ou letra para responder,
não sendo necessário copiar o enunciado do exercício.
3-
Está disponível também no Google Classroom, sendo possível enviar pelo
próprio aplicativo.
4-
Dúvidas, me procure no grupo de Whatsapp da sala.
5-
Acompanhe as aulas online disponíveis no aplicativo/TV CMSP, como
complemento.
PS:
Cuide-se, sejamos positivos que tudo em breve irá passar. <3
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 3 -
PROCESSOS DE INDEPENDÊNCIA DA AMÉRICA LATINA E SUA FRAGMENTAÇÃO POLÍTICA
A Situação de Aprendizagem 3 propiciará ao estudante
compreender os processos de independência dos países latino-americanos,
destacando os desdobramentos políticos e sociais que originaram experiências
igualmente específicas.
Observação: Duas aulas para fazer
as atividades 1 e 2.
ATIVIDADE 1.
ATIVIDADE 2
Análise
as fontes.
a) Após a leitura das fontes, grife as palavras desconhecidas e busque
seus significados(anote em seu caderno).
b) Quais as Formas de Governo foram
adotadas e utilizadas após a independência nos EUA e no Brasil? Explique
retirando trechos das fontes que explicitem o regime adotado.
Observação:
Duas aulas para fazer a atividade 4 e 5 .
ATIVIDADE 4
Neste
momento você será desafiado a ler os fragmentos de duas cartas, transcritas
segundo a grafia original de 1822, para responder aos questionamentos a
seguir:
a) Na fonte 1, quais são as recomendações
feitas por Dom João VI ao seu filho?
b) A partir da leitura da fonte
2, pode-se afirmar que D. Pedro seguiu as orientações de seu pai, rei de
Portugal? Justifique sua resposta citando ao menos um trecho da carta 2.
ATIVIDADE 5
Vamos
criar um Lapbook. Basta utilizar a imaginação e a sua atitude historiadora.
Para a realização desta atividade, siga as orientações abaixo
Passo a
Passo:
1. Escolha um dos países latino-americanos que realizaram
independência e desenvolva uma pesquisa com auxílio da internet ou de livros
do seguinte aspecto:
Organização
do governo em seus primeiros anos após o processo de independência.
2. Elabore o Lapbook.
3. Anote em seu caderno o que você aprendeu da apresentação dos
seus colegas.
Link de
apoio 1: https://mundoeducacao.uol.com.br/historia-america/independencia-america-espanhola.htm
|
1- Você irá ler os
textos e responderá no Caderno do Aluno e se precisar, usar o caderno de
classe. Preste atenção nas sequência das atividades e suas adaptações dado as
circunstâncias. No caderno, coloque o número da questão ou letra para
responder, não sendo necessário copiar o enunciado do exercício.
3-
Está disponível também no Google Classroom, sendo possível enviar pelo
próprio aplicativo.
4-
Dúvidas, me procure no grupo de Whatsapp da sala.
5-
Acompanhe as aulas online disponíveis no aplicativo/TV CMSP, como
complemento.
PS:
Cuide-se, sejamos positivos que tudo em breve irá passar. <3
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2 -
PROTAGONISMO SOCIAL E ÉTNICO NO PROCESSO DE INDEPENDÊNCIA DO BRASIL- Continuação
Esta
Situação de Aprendizagem possibilitará uma reflexão acerca do papel dos
diferentes grupos sociais e étnicos, identificando suas atuações e
influências nas lutas pela independência no Brasil e na América Latina. Nesse
contexto é importante refletir sobre o conceito protagonismo na medida em que as
lutas pela independência na América se deveram aos diversos atores e grupos
étnicos e sociais.
Observação: Duas aulas para
fazer a atividade 4.
ATIVIDADE 4.
As três
fontes abaixo são fragmentos de documentos escritos por D. Pedro I no ano da
Proclamação da Independência do Brasil. Eles foram transcritos conforme a
grafia original. Leia as fontes e, em seguida responda as questões:
a) Quais os autores e a datas em
que as fontes foram produzidas?
b) Descreva, com suas palavras, as
ideias apresentadas pelas três fontes acima.
c) Quais os elementos nas fontes 1,
2 e 3 que mais lhe chamaram a atenção? Por quê?
d) Ao estabelecer uma relação entre
as fontes, qual a semelhança entre elas? Explique.
Observação:
Duas aulas para fazer a atividade 5 .
ATIVIDADE 5
Vamos
elaborar um Cartão Postal.
Você deve, como investigador da história, pesquisar algumas mulheres que
participaram dos movimentos de Independência das Américas, e como os seus
atos interferiam nesse processo. Selecione, na lista apresentada abaixo, uma
delas para elaborar um Cartão-Postal contando a história
delas a um amigo(a).
Manuela Eras
y Gandarillas: aristocrata
boliviana, durante três dias liderou um grupo de mulheres que lutaram contra
a invasão da cidade de Cochabamba. Atualmente é celebrada como uma das
mulheres que lutaram pela independência boliviana, e a frase “Se não há
homens, aqui estamos nós para enfrentar o inimigo e morrer pela pátria” lhe é
atribuída durante as comemorações da independência boliviana.
Policarpa
Salavarrieta: nascida
em família criolla rica da Colômbia, desempenhava o papel de informante,
trabalhando como costureira em casa da elite local, colhia informações sobre
a localização das tropas reais e repassava aos rebeldes. Foi fuzilada em
praça pública, acusada de contribuir com os rebeldes nativos que lutavam pela
independência colombiana.
Juana
Azurduy de Padilha: boliviana
de origem indígena, , participou de 23 ações armadas com o objetivo de
proclamar a independência da atual Bolívia. Apesar de ter o marido morto em
combate e de perder todas as suas posses por conta dos confrontos, permaneceu
lutando e chegou a ser condecorada tenente coronel. Após a independência, foi
esquecida e viveu na miséria. Morreu indigente, aos 82 anos. Atualmente
existem monumentos em sua homenagem e um aeroporto com seu nome em sua cidade
natal, Sucre.
Manuela
Sáenz: ficou mais
conhecida por ter sido amante do libertador Simón Bolívar, no entanto foi uma
mulher que rompeu com os padrões impostos no período, participou do processo
de independência como coronel do exército venezuelano. Filha de nobre
espanhol e mãe criolla, uma união considerada indigna pela sociedade
da época, sofrendo, por isso, discriminação e preconceito.
Josefa Ortíz
de Dominguez: de
família criolla do México, participou da luta pela independência mexicana
como informante, com apoio financeiro e promovendo reuniões em sua casa com
os separatistas. Quando o grupo que declararia a independência mexicana foi
denunciado por um de seus integrantes, Josefa, que era esposa do corregedor
de Querétaro (Miguel Dominguez) e tinha informações sobre a prisão dos
revoltosos, avisou o grupo antes que iniciasse as buscas nas casas da cidade.
Por conta deste ato, mesmo grávida, foi presa e passou três anos confinada em
conventos. Após a independência mexicana, negou qualquer tratamento especial,
alegando que apenas cumpriu com seu dever.
Maria Quitéria de Jesus: nascida em Feira de
Santana, Bahia, impedida por seu pai para lutar na guerra de independência,
fugiu para a casa de sua irmã onde se caracterizou de homem, cortando o
cabelo e tomando emprestado as roupas de seu cunhado. Alistou-se como soldado
Medeiros e participou dos combates contra as tropas de Madeira de Melo no
cerco a Salvador na guerra de independência. Foi condecorada com a “Ordem
Imperial do Cruzeiro” e recebendo a patente de alferes.
|
Atividades
de 06 à 10 de julho
![]()
Orientações
1- Você irá ler os textos e responderá no Caderno do Aluno e se precisar,
usar o caderno de classe. Preste atenção nas sequência das atividades e suas
adaptações dado as circunstâncias. No caderno, coloque o número da questão ou
letra para responder, não sendo necessário copiar o enunciado do exercício.
3- Está disponível também no Google Classroom, sendo
possível enviar pelo próprio aplicativo.
4- Dúvidas, me procure no grupo de Whatsapp da sala.
5- Acompanhe as aulas online disponíveis no aplicativo/TV
CMSP, como complemento.
PS: Cuide-se, sejamos positivos que tudo em breve irá passar.
<3
SITUAÇÃO
DE APRENDIZAGEM 2 - PROTAGONISMO SOCIAL E ÉTNICO NO PROCESSO DE INDEPENDÊNCIA
DO BRASIL
Esta
Situação de Aprendizagem possibilitará uma reflexão acerca do papel dos
diferentes grupos sociais e étnicos, identificando suas atuações e
influências nas lutas pela independência no Brasil e na América Latina. Nesse
contexto é importante refletir sobre o conceito protagonismo na medida em que as
lutas pela independência na América se deveram aos diversos atores e grupos
étnicos e sociais.
Observação: Três aulas para
fazer a atividade 1 e 2.
ATIVIDADE 1.
d) Utilizando dos conteúdos trabalhados na situação
de aprendizagem anterior, você acredita que Dom João VI foi um protagonista
na história do Brasil? Justifique sua resposta.
ATIVIDADE 2.
Os ideais de
liberdade, igualdade e fraternidade que motivaram a Revolução Francesa
influenciaram os movimentos pela independência nas colônias europeias na
América. Observe e analise o mapa para responder às questões abaixo:
a) Após leitura e análise da fonte 1, qual foi o primeiro país a se
tornar independente? E qual foi o último? Quantos anos de diferença entre
eles?
b) Compare esse mapa com o mapa da América
Espanhola e Portuguesa no período colonial. Quais transformações ocorreram na
configuração política após a independência? Explique.
Link de apoio 1: Acesse aos mapas disponíveis: https://www.coladaweb.com/wp-content/uploads/2014/12/20190514-independencia-america-espanhola-1.jpg
2.1 Leia a fonte e responda as questões.
Fonte 2. Carta
para o General Juan José Flores
a) Quem é o autor das
duas fontes e em que datas elas foram escritas?
b) Na fonte 1, o
autor descreve o motivo do descontentamento contra a coroa espanhola na
América. Qual é este motivo? Explique.
c) Pesquise a
atuação dos dois principais grupos sociais e étnicos nas lutas de
independência da América Espanhola: os chapetones
e os criollos. Explique quem são
eles e quais as suas características.
d) O autor da fonte 1
se apresenta como um porta voz dos colonos hispânicos. Explique esta
afirmação. A que grupo social ele pertencia?
e) Quais os
interesses e temores dos chapetones e das elites criollas em relação a
independência da América Espanhola?
f) Realizando a
leitura das fontes podemos perceber que no período entre as cartas houve uma
mudança de posicionamento nas ideias de Simón Bolívar. Qual seria esta
mudança? Em qual trecho é possível reconhecer isso? Explique.
Observação: Uma aula para fazer a atividade 3 .
ATIVIDADE 3
OBSERVAÇÃO: Já trabalhamos com vários
infográficos. Vamos lembrar o que é:
Devem
adaptar a imagem ( recorte ou desenho no seu caderno) do monte Rushmore,
montando os “caixas informativas” a cada um dos líderes
norte-americanos, seus feitos e por que foram homenageados nesse monumento.
Link de apoio 3: http://blog.dpbintercambio.com/voce-sabe-a-historia-e-de-quem-sao-os-4-rostos-esculpidos-no-monte-rushmore-nos-eua/
Observação: No Classroom, você encontra o
texto e todo o material de apoio. Observe as adaptações feitas, dado a aula à
distância.
|
Orientações
1- Você irá ler os textos e responderá no caderno do aluno e se
precisar, usar o caderno de classe. Preste atenção nas páginas. No caderno,
coloque o número da questão ou letra para responder.
3- Está disponível também no Google
Classroom, sendo possível enviar pelo próprio aplicativo.
4- Dúvidas, me procure no grupo de Whatsapp
da sala.
5- Acompanhe as aulas online disponíveis no
aplicativo/TV CMSP, como complemento.
PS: Cuide-se, sejamos positivos que tudo em
breve irá passar.
a) De que
se trata a Fonte 1? Qual é o tema abordado?
b) De
acordo com a Fonte 1, qual foi o número de africanos que vieram para o Brasil
entre 1801 e 1825?
c) Qual é o
tema abordado pela fonte 2?
d) Crie um
título para o texto da fonte 2.
e)
Observando os dados dispostos pela Fonte 1 e as informações apresentadas pela
Fonte 2, pode-se afirmar que a transferência da Família Real para o Brasil
contribuiu para a determinação feita pela Inglaterra aos países aliados?
Responda e justifique citando os dados apresentados.
Observação:
No Classroom, você encontra o texto e todo o material de apoio. Observe as
adaptações feitas, dado a aula à distância.
|
|