terça-feira, 15 de dezembro de 2020

PROJETO DE VIDA


ATIVIDADES DA SEMANA DE 14/12 ATÉ 18/12

Continue desenvolvendo seu Diário de Práticas e Vivências. Ele é parte fundamental de nossa disciplina.

 

SEI – SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS

 

No dia 21/12/2020, conforme o calendário escolar vigente, acontecerá o Conselho de Classe e Série do 4º Bimestre, sendo o último antes do encerramento do ano. Portanto, todas as atividades já foram entregues conforme os prazos estabelecidos em cada respectiva atividade tanto no blog quanto no Classroom.

 

Para fechamento e lançamento ao conselho, os estudantes deverão entregar as atividades em atraso até dia 17/12/2020. As atividades de recuperação referente aos bimestres em aberto estão abaixo, todas em Formulários do Google. Os alunos que não conseguiram realizar atividades, seja pelo motivo que for, devem acessar e preencher os formulários respectivos abaixo. Caso já tenha feito anteriormente não é necessário fazer o preenchimento de novo.

 

Aos alunos que entregaram atividades: essa atividade vem como aprofundamento, cujo caráter nessa situação será de bônus e acréscimo na nota bimestral.

 

Para consultar se você fez ou não a atividade é simples: acesse a plataforma Google Classroom. Lá estarão todas as suas atividades Pendentes, Entregues e Corrigidas. Se entregou por e-mail institucional, a devolutiva foi enviada para o mesmo endereço de e-mail que recebi as atividades. Se tiver dúvidas pode me procurar, porém consulte antes se fez as respectivas atividades nas plataformas.

 

FORMULÁRIOS DE RECUPERAÇÃO

 

1º ao 3º Bimestre:

8ºA: https://forms.gle/7yJbiFxRkwtYXn2z7

8ºC: https://forms.gle/mPsBoCamkeSLAZYF8

8ºD: https://forms.gle/BcMGQVxPiBDiPYCw9 

 

4º Bimestre (formulário único para todas as turmas): https://forms.gle/3KPykGwkeDwoL1RJ8

 

TODAS AS ATIVIDADES CONSTAM AS RESPECTIVAS DATAS DE ENTREGA. O PRAZO LIMITE COM ATRASO É 17/12/2020 ÀS 23H59

 

Quaisquer dúvidas, entre em contato comigo de preferência pelo Classroom. Caso não seja possível o acesso, envie um e-mail: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br para que eu possa orientar você.

ATIVIDADES DA SEMANA DE 07/12 ATÉ 11/12

Continue desenvolvendo seu Diário de Práticas e Vivências. Ele é parte fundamental de nossa disciplina.

 

SEI – SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS

 

Nesta semana, teremos a atividade recuperação e aprofundamento de nossa disciplina. Caso não tenha sido possível atingir conceitos acima da média, essa é a atividade de recuperação, assim como é também para os que fizeram com coerência as atividades e farão o aprofundamento do que trabalhamos durante o bimestre. Todos devem fazer.

 

Link para o formulário: https://forms.gle/rB62jnDqydokw6cD9

 

Entrega até 15/12/2020 às 23h59 em uma das seguintes formas:

 

1 – Plataforma Google Classroom: através do anexo das propostas acima descritas, seja em fotografias da atividade feita em meio físico ou pela elaboração através de arquivo digital (word, doc e pdf, por exemplo) entregue na respectiva matéria e semana referente desta atividade.

 

2- E-mail Institucional: caso não seja possível entregar pela plataforma Classroom, você deverá enviar o que está aqui proposto para meu e-mail institucional: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br , constando: Sua identificação (nome completo, número e turma) assim como a identificação do período referente desta atividade. Assim como no envio ao Classroom, pode ser feito no caderno/apostila e fotografado ou fazer diretamente em um arquivo digital que deve ser anexado ao e-mail para entrega.

 

Caso a entrega seja em fotografias do caderno, todas devem estar nítidas e legíveis.

 

Quaisquer dúvidas, entre em contato comigo de preferência pelo Classroom. Caso não seja possível o acesso, envie um e-mail: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br para que eu possa orientar você.

ATIVIDADES DA SEMANA DE 30/11 ATÉ 04/12

Continue desenvolvendo seu Diário de Práticas e Vivências. Ele é parte fundamental de nossa disciplina.

 

PRODUÇÃO DA MOSTRA VIRTUAL

 

Nesta semana você deverá entregar quais atividades farão parte da Mostra Virtual. Envie as atividades que você quer expor e não se esqueça que assim como quando você vai a um stand, museu, mostra ou qualquer espaço expositivo deve haver uma explicação daquilo. Portanto, entre outras formas, você pode:

- Filmar um vídeo mostrando o que você quer expor e explicar o porquê de cada item que será partilhado à comunidade;

- Fotografar o que será partilhado junto a uma legenda descritiva produzida por você, dando um título e um pequeno parágrafo explicando o que aquela produção representou de importante a você;

- Outras formas além das sugeridas acima, desde que apresente seu trabalho e a descrição conforme o orientado.

 

Obs: uma possibilidade de expor na Mostra Virtual é seu relato sobre o Diário de Práticas e Vivências desenvolvido desde o começo do ano. Conforme combinado com cada um de vocês, o diário é um espaço privado. Porém, se você quiser produzir um relato sobre como foi desenvolver essa atividade é muito bem-vindo à sua mostra.

 

Link do Caderno do Aluno Volume 4: https://drive.google.com/file/d/1-JjOXx0cJo0djV5UW8heBZFNO2XSvhJ5/view?usp=sharing

 

 

Entrega até 09/12/2020 às 23h59 em uma das seguintes formas:

 

1 – Plataforma Google Classroom: através do anexo das propostas acima descritas, seja em fotografias da atividade feita em meio físico ou pela elaboração através de arquivo digital (word, doc e pdf, por exemplo) entregue na respectiva matéria e semana referente desta atividade.

 

2- E-mail Institucional: caso não seja possível entregar pela plataforma Classroom, você deverá enviar o que está aqui proposto para meu e-mail institucional: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br , constando: Sua identificação (nome completo, número e turma) assim como a identificação do período referente desta atividade. Assim como no envio ao Classroom, pode ser feito no caderno/apostila e fotografado ou fazer diretamente em um arquivo digital que deve ser anexado ao e-mail para entrega.

 

Caso a entrega seja em fotografias do caderno, todas devem estar nítidas e legíveis.

 

Quaisquer dúvidas, entre em contato comigo de preferência pelo Classroom. Caso não seja possível o acesso, envie um e-mail: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br para que eu possa orientar você.

ATIVIDADES DA SEMANA DE 20/11 ATÉ 27/11

Continue desenvolvendo seu Diário de Práticas e Vivências. Ele é parte fundamental de nossa disciplina.

 

Situação de Aprendizagem 3 – Apropriação de Resultados (p. 247)

 

Nesta semana faremos a Atividade 1 – Minha Linha do Tempo, em que você organizará de forma cronológica e crescente os pontos que serão abordados na mostra virtual que será exposta à comunidade.

 

Como indica o próprio desenho da linha do tempo, houve altos e baixos durante o caminho. Dessa forma, organize a linha do tempo da elaboração da mostra para entrega. Você pode tomar como ponto de partida: a primeira proposta de elaboração no início do quarto bimestre, o começo do ano com o início das atividades que serão abordadas ou o início do ensino remoto. Escolha um desses três recortes temáticos para produzir sua linha do tempo da mostra virtual.

 

Lembre-se: uma linha do tempo de organiza de forma cronológica crescente, ou seja, o acontecimento mais antigo é o primeiro, assim sucessivamente em ordem até chegar no último e mais recente.

 

Link do Caderno do Aluno Volume 4: https://drive.google.com/file/d/1-JjOXx0cJo0djV5UW8heBZFNO2XSvhJ5/view?usp=sharing

 

 

Entrega até 01/12/2020 às 23h59 em uma das seguintes formas:

 

1 – Plataforma Google Classroom: através do anexo das propostas acima descritas, seja em fotografias da atividade feita em meio físico ou pela elaboração através de arquivo digital (word, doc e pdf, por exemplo) entregue na respectiva matéria e semana referente desta atividade.

 

2- E-mail Institucional: caso não seja possível entregar pela plataforma Classroom, você deverá enviar o que está aqui proposto para meu e-mail institucional: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br , constando: Sua identificação (nome completo, número e turma) assim como a identificação do período referente desta atividade. Assim como no envio ao Classroom, pode ser feito no caderno/apostila e fotografado ou fazer diretamente em um arquivo digital que deve ser anexado ao e-mail para entrega.

 

Caso a entrega seja em fotografias do caderno, todas devem estar nítidas e legíveis.

 

Quaisquer dúvidas, entre em contato comigo de preferência pelo Classroom. Caso não seja possível o acesso, envie um e-mail: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br para que eu possa orientar você.

ATIVIDADES DA SEMANA DE 16/11 ATÉ 20/11

PREZADO ALUNO, 

APLICAÇÃO  DA AVALIAÇÃO  PROCESSUAL,  TERÁ  INICIO , EM 13/11 ATÉ  23/11/2020,SERÁ  ON LINE.
INFORMAMOS DA OBRIGATORIEDADE DA REALIZAÇÃO  DA REFERIDA AVALIAÇÃO, PARA EFEITO DE  MÉDIA  FINAL DO ANO LETIVO DE 2020.
💢A AVALIAÇÃO  CONSTITUE DE 26 QUESTÕES  DE PORTUGUÊS  E 26 DE MATEMÁTICA 
💢SIGA  AS INSTRUÇÕES  PASSO A PASSO PARA ACESSAR A AVALIAÇÃO:
💢ENTRAR NA SED-SECRETARIA ESCOLAR DIGITAL 
https://sed.educacao.sp.gov.br/
PREENCHA OS DADOS DE LOGIN E SENHA 
LOGIN: (NÚMERO  RA)
SENHA: DATA DE NASCIMENTO ( Se não mudou)
NO MENU, SELECIONE AS  OPÇOES:
💢  PEDAGÓGICO 
💢PLATAFORMA  CAED
CLIQUE EM CADERNO 
DE ATIVIDADES  DE PORTUGUÊS  E MATEMÁTICA 
CLIQUE EM INICIAR,LEIA COM ATENÇÃO AS QUESTÕES,  ESCOLHA A RESPOSTA CORRETA, CLIQUE EM PRÓXIMO 
CHEGANDO NA ÚLTIMA QUESTÃO,  CLIQUE EM FINALIZAR. APÓS FINALIZAR NÃO  PODERÁ  RETORNAR  A PROVA.
APÓS  O INÍCIO  DA AVALIAÇÃO   O ALUNO PODERÁ  FINALIZAR EM ATÉ  48 HORAS CORRIDAS.
O ALUNO QUE NÃO  DISPOR DE RECURSOS  TECNOLÓGICOS,  PODERÁ  FAZER  A AVALIAÇÃO  NA ESCOLA,  NO HORÁRIO  DAS 8:00 ÀS 20: 00 HORAS  , COM OS COORDENADORES BENILTON  OU EDUARDO  SEGUINDO O PROTOCOLO DE SEGURANÇA CONTRA O COVID 
FONE ESCOLA: 3425-3044
3425-2107

OU PODERÁ  REALIZAR A AVALIAÇÃO  PELO APLICATIVO  CAED:
ABRIR O PLAY STORE GOOGLE
PESQUISAR  APLICATIVO:
💢CADERNOS DE ATIVIDADES DE SÃO  PAULO( CAED-UFJF)
CLIQUE  EM ENTRAR
DIGITAR RA E SENHA
APARECERÁ  AS OPÇÕES  DE AVALIAÇÃO  PORTUGUÊS  E MATEMÁTICA 
LEIA COM ATENÇÃO , MARCANDO  UMA RESPOSTA
O TEMPO SERÁ  DE 48 HORAS  , PARA RESPONDER ÀS  QUESTÕES,  APÓS  TER  INICIADO O TESTE.
FINALIZAR
APÓS  FINALIZAR NÃO  PODERÁ  RETORNAR A PROVA.
CASO VOCÊ  TENHA QUALQUER DÚVIDA,  PEÇA  AJUDA AO SEU PROFESSOR 

💢💢💢💢💢💢💢💢


ALUNOS: NÃO DEIXE PARA ÚLTIMA  HORA , REALIZE O QUANTO ANTES A AVALIAÇÃO   ...
FAÇA  COM ATENÇÃO,  BOA PROVA

💢💢💢💢💢💢💢💢







 

 

-Assista ao vídeo para esclarecer suas dúvidas:

https://www.youtube.com/watch?v=j389erhv-QY

https://www.youtube.com/watch?v=oB6uaAx4Tek

ATIVIDADES DA SEMANA DE 09/11 ATÉ 13/11

Continue desenvolvendo seu Diário de Práticas e Vivências. Ele é parte fundamental de nossa disciplina.

 

Situação de Aprendizagem 2 – Montagem e Realização da Mostra (p. 246)

 

Nesta semana discutiremos as ideias de exposição da Mostra, que será realizada de maneira virtual uma vez que estamos em isolamento social em prevenção ao COVID-19.

 

Você apresentará ideias de como podemos promover a Mostra Virtual das atividades desenvolvidas por você e sua turma ao longo do ano. Pense em: qual plataforma podemos utilizar, onde podemos expor, como convidaremos a comunidade a ver o trabalho desenvolvido pelos estudantes, entre demais sugestões que você considerar relevante à promoção dessa atividade.

 

Há um questionamento que deve ser respondido no início da página 247 do Caderno do Estudante Volume 4 (“Quais estratégias você pode utilizar para expressar suas ideias e fazer com que o público lhe ouça?” - link abaixo da apostila completa). Essa resposta, assim como as sugestões de como promover a mostra são os itens que devem ser entregues nesta semana. Você pode fazer diretamente na apostila ou no caderno (não é necessário copiar a pergunta, apenas indicar a página, atividade e elaborar sua resposta).

 

Link do Caderno do Aluno Volume 4: https://drive.google.com/file/d/1-JjOXx0cJo0djV5UW8heBZFNO2XSvhJ5/view?usp=sharing

 

 

Entrega até 17/11/2020 às 23h59 em uma das seguintes formas:

 

1 – Plataforma Google Classroom: através do anexo das propostas acima descritas, seja em fotografias da atividade feita em meio físico ou pela elaboração através de arquivo digital (word, doc e pdf, por exemplo) entregue na respectiva matéria e semana referente desta atividade.

 

2- E-mail Institucional: caso não seja possível entregar pela plataforma Classroom, você deverá enviar o que está aqui proposto para meu e-mail institucional: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br , constando: Sua identificação (nome completo, número e turma) assim como a identificação do período referente desta atividade. Assim como no envio ao Classroom, pode ser feito no caderno/apostila e fotografado ou fazer diretamente em um arquivo digital que deve ser anexado ao e-mail para entrega.

 

Caso a entrega seja em fotografias do caderno, todas devem estar nítidas e legíveis.

 

Quaisquer dúvidas, entre em contato comigo de preferência pelo Classroom. Caso não seja possível o acesso, envie um e-mail: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br para que eu possa orientar você.

ATIVIDADES DA SEMANA DE 03/11 ATÉ 06/11

Continue desenvolvendo seu Diário de Práticas e Vivências. Ele é parte fundamental de nossa disciplina.

 

ATIVIDADE 3 – CHECKLIST

 

Após fazer os primeiros levantamentos das atividades e habilidades desenvolvidas durante o ano para a mostra, começar a produzir seu portfólio anual, vamos conferir o que já foi organizado e desenvolvido.

 

Pensando nessa organização, faremos uma checklist, que é uma lista dos afazeres da mostra. Assim que cada tarefa for concluída, você deve marcar na frente (em inglês esse termo é “check”, por isso o nome checklist).

 

Para orientar a produção dessa lista, você e seu grupo (lembrando que pode ser individual também) deverão ler e discutir as questões abaixo, elaborando as   respostas. Essa reflexão os ajudará a perceber o que falta ser feito para a elaboração da mostra, portanto é necessário registrar e entregar esses questionamentos:

 

• Quais são as expectativas de vocês para a montagem da mostra?

• Os grupos ainda precisam de tempo para finalizar suas produções? Como estão se planejando para fazer isso a tempo da montagem da mostra?

• Quais foram as principais aprendizagens e competências desenvolvidas nas últimas aulas? Por quê?

• As produções refletem os objetivos dos grupos? Elas representam bem as histórias de vida das pessoas do território? Por quê?

(Questões retiradas do Caderno do Professor de Projeto de Vida – Volume 4)

 

Ao final, entregue junto às reflexões a lista de tudo o que precisa ser feito para a mostra (exemplo: organizar os materiais, fotografar as atividades, elaborar desenhos com novas técnicas aprendidas em Arte, fazer uma produção de texto de um gênero literário aprendido em Língua Portuguesa, narrar um fato histórico de uma forma divertida, etc) você deverá entregar a Checklist do grupo, ou seja, a lista com o planejamento do que será entregue com os objetivos já contemplados marcados, enquanto os que ainda não estiverem concluídos devem ficar em branco.

 



Exemplo de checklist retirada da internet

 

Entrega até 10/11/2020 às 23h59 em uma das seguintes formas:

 

1 – Plataforma Google Classroom: através do anexo das propostas acima descritas, seja em fotografias da atividade feita em meio físico ou pela elaboração através de arquivo digital (word, doc e pdf, por exemplo) entregue na respectiva matéria e semana referente desta atividade.

 

2- E-mail Institucional: caso não seja possível entregar pela plataforma Classroom, você deverá enviar o que está aqui proposto para meu e-mail institucional: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br , constando: Sua identificação (nome completo, número e turma) assim como a identificação do período referente desta atividade. Assim como no envio ao Classroom, pode ser feito no caderno/apostila e fotografado ou fazer diretamente em um arquivo digital que deve ser anexado ao e-mail para entrega.

 

Caso a entrega seja em fotografias do caderno, todas devem estar nítidas e legíveis.

 

Quaisquer dúvidas, entre em contato comigo de preferência pelo Classroom. Caso não seja possível o acesso, envie um e-mail: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br para que eu possa orientar você.

ATIVIDADES DA SEMANA DE 26/10 ATÉ 30/10

Continue desenvolvendo seu Diário de Práticas e Vivências. Ele é parte fundamental de nossa disciplina.

 

Dando continuidade na produção de nossa mostra, você e seu grupo (ou só você se estiver fazendo individual) deverão levantar e produzir o portfólio das atividades e conferir o andamento da produção.

 

Um portfólio é a listagem e organização dos trabalhos selecionados por você e seu grupo anteriormente. Algumas formas de se organizar um portfólio: slides do powerpoint ou Apresentações do Google, uso de post-its (lembre-se que utilizamos o aplicativo da post-it no bimestre passado), organização em cartolina ou no caderno. Veja um exemplo de como montar um portfólio: https://youtu.be/hVTE0K8db6k. Você também pode pesquisar outras ideias de como fazer essa proposta.

 

É importante pensar em como ficará a organização dos trabalhos de seu grupo. Para isso, siga a tabela de checklist abaixo. Essa tabela não precisa ser copiada em seu caderno, serve para consulta e conferência dos passos de seu portfólio.

 



Tabela retirada do Caderno do Professor de Projeto de Vida – Volume 4

 

O QUE DEVE SER ENTREGUE: o primeiro esboço do portfólio individual ou do grupo, contendo os nomes de todos os integrantes.

 

Entrega até 03/11/2020 às 23h59 em uma das seguintes formas:

 

1 – Plataforma Google Classroom: através do anexo das propostas acima descritas, seja em fotografias da atividade feita em meio físico ou pela elaboração através de arquivo digital (word, doc e pdf, por exemplo) entregue na respectiva matéria e semana referente desta atividade.

 

2- E-mail Institucional: caso não seja possível entregar pela plataforma Classroom, você deverá enviar o que está aqui proposto para meu e-mail institucional: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br , constando: Sua identificação (nome completo, número e turma) assim como a identificação do período referente desta atividade. Assim como no envio ao Classroom, pode ser feito no caderno/apostila e fotografado ou fazer diretamente em um arquivo digital que deve ser anexado ao e-mail para entrega.

 

Caso a entrega seja em fotografias do caderno, todas devem estar nítidas e legíveis.

 

Quaisquer dúvidas, entre em contato comigo de preferência pelo Classroom. Caso não seja possível o acesso, envie um e-mail: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br para que eu possa orientar você.

 

 

 ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 19/10 ATÉ 23/10

Continue desenvolvendo seu Diário de Práticas e Vivências. Ele é parte fundamental de nossa disciplina.

 

Após a reflexão da semana anterior, vamos agora aprofundar o que foi aprendido durante o ano letivo de 2020.

Apesar das inúmeras dificuldades frente à pandemia e ao isolamento em prevenção ao COVID-19 relacionadas ao desenvolvimento escolar, todos aprendemos inúmeras lições tanto escolares quanto de vida no decorrer deste ano.

 

Neste quarto bimestre letivo, vamos montar uma Mostra. Nessa Mostra, que será virtual e organizada ao longo do bimestre devido ao isolamento social, os estudantes levantarão as atividades feitas e apresentarão o que foi feito para a comunidade escolar. As atividades entregues anteriormente não serão expostas, mas sim o que vocês produzirem para expor na mostra, portanto nada que não seja autorizado pelos estudantes será exposto.

 

Neste primeiro momento, organizaremos os grupos. Caso queira, pode ser feito individual, ficando a critério do estudante tal decisão entre essas possibilidades.

 

Assim que os nomes dos membros dos grupos forem definidos, vocês deverão se reunir (virtualmente) e acertar as seguintes questões:

 

• De que forma agir para que as pessoas do seu grupo sintam que podem contar com vocês?

 

• Quais estratégias vocês podem utilizar para gerenciar a si mesmos durante a execução da atividade?

 

Ao final, entreguem: os nomes dos membros do grupo, ou se será feito individual, e as respostas do que foi solicitado nas duas questões acima destacadas. Caso o estudante opte pela realização individual, pense principalmente na segunda questão, para já traçar as estratégias de gerenciamento e organização pensando na mostra final.

 

Entrega até 27/10/2020 às 23h59 em uma das seguintes formas:

 

1 – Plataforma Google Classroom: através do anexo das propostas acima descritas, seja em fotografias da atividade feita em meio físico ou pela elaboração através de arquivo digital (word, doc e pdf, por exemplo) entregue na respectiva matéria e semana referente desta atividade.

 

2- E-mail Institucional: caso não seja possível entregar pela plataforma Classroom, você deverá enviar o que está aqui proposto para meu e-mail institucional: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br , constando: Sua identificação (nome completo, número e turma) assim como a identificação do período referente desta atividade. Assim como no envio ao Classroom, pode ser feito no caderno/apostila e fotografado ou fazer diretamente em um arquivo digital que deve ser anexado ao e-mail para entrega.

 

Caso a entrega seja em fotografias do caderno, todas devem estar nítidas e legíveis.

 

Quaisquer dúvidas, entre em contato comigo de preferência pelo Classroom. Caso não seja possível o acesso, envie um e-mail: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br para que eu possa orientar você.


ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 13/10 ATÉ 16/10

Continue desenvolvendo seu Diário de Práticas e Vivências. Ele é parte fundamental de nossa disciplina.

 

INÍCIO DO 4º BIMESTRE

 

Você deverá fazer uma análise e autorreflexão da participação nas atividades. Colocarei abaixo alguns pontos que devem ser abordados, porém caso queira adicionar outros relacionados poderá ficar à vontade. Não precisa ser necessariamente escrito, podendo ser feito em outros formatos como já propusemos anteriormente, como gravação de áudio, elaboração de slides, vídeo, etc.

Também não é necessário escrever em forma de tópicos, podendo também ser feito de forma corrida, desde que abordadas as questões abaixo.

 

- Como foi minha (do aluno) participação em Projeto de Vida? O que posso melhorar?

- Minhas expectativas estão sendo cumpridas sobre a matéria? Caso sim, quais? Caso não, o que pode ser feito (tanto por parte do professor quanto por parte do estudante) para que essa resposta se torne positiva?

- Quais sugestões deixo (por parte do estudante) para trabalharmos neste último bimestre que se inicia (opcional).

 

Entrega exclusivamente pelos meios oficiais, com preferência pela plataforma Google Classroom até 20/10/2020 às 23h59.

 

Caso a entrega seja em fotografias do caderno, todas devem estar nítidas e legíveis.

 

A entrega pode ser realizada por e-mail (endereço está abaixo). O discente deverá obrigatoriamente informar a identificação completa (nome, número, turma), período referente da atividade e anexar arquivos de apenas uma atividade por e-mail. Tais orientações não são necessárias para envio via Classroom, uma vez que a plataforma já faz tal organização.

 

Quaisquer dúvidas, entre em contato comigo de preferência pelo Classroom. Caso não seja possível o acesso, envie um e-mail: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br para que eu possa orientar você como acessar o Classroom e entregar as atividades.


 ATIVIDADES DA SEMANA DE 28/09 ATÉ 02/10

Continue desenvolvendo seu Diário de Práticas e Vivências. Ele é parte fundamental de nossa disciplina.

 

Leia atentamente TODAS as orientações ATÉ O FINAL das atividades da semana.

 

Nesta semana, iniciaremos a Situação de Aprendizagem 5 – CAMINHADA EXPLORATÓRIA, nas páginas 73 e 74 do Caderno do Aluno de Projeto de Vida do 3º Bimestre.

 

Leia as orientações das Atividades 1, 2 e 3 desta Situação de Aprendizagem. Siga as orientações para observar e relatar o entorno de sua residência. Você pode fazer essa visita de forma virtual, como pelo Google Street View na ferramenta Maps (http://maps.google.com/), devido ao contexto de pandemia, evitando sair de sua residência. Sua memória sobre o entorno em que você vive, assim como perguntar aos seus responsáveis, ajudará bastante em nossa atividade da semana.

 

 

O QUE É PARA SER ENTREGUE: As atividades 1, 2 e 3 da Situação de Aprendizagem 5 do Caderno do Aluno Volume 3 Parte 2 (Projeto de Vida).

 

Link do Caderno do Aluno do 3º Bimestre completo caso não tenha retirado na escola: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/sites/7/downloads/SPFE%208%20ano%20EF%20vol%203%20PARTE%202.pdf

 

Entrega exclusivamente pela plataforma Google Classroom até 06/10/2020 às 23h59.

 

Quaisquer dúvidas, entre em contato comigo de preferência pelo Classroom. Caso não seja possível o acesso, envie um e-mail: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br para que eu possa orientar você como acessar o Classroom e entregar as atividades.

ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 21/09 ATÉ 25/09

Continue desenvolvendo seu Diário de Práticas e Vivências. Ele é parte fundamental de nossa disciplina.

 

Leia atentamente TODAS as orientações ATÉ O FINAL das atividades da semana.

 

Nesta semana, iniciaremos a Situação de Aprendizagem 3 – É PRECISO MUDAR PARA TRANSFORMAR e a Atividade 1 - PASSOS PARA A CRIAÇÃO DA STORYTELLING - SUSTENTABILIDADE E CONSUMO CONSCIENTE, nas páginas 67 a 69 do Caderno do Aluno de Projeto de Vida do 3º Bimestre.

 

Leia as orientações:

 

Você deverá montar uma storytelling (leia a definição na página 67 do seu Caderno do Aluno) pensando sobre consumo consciente e sustentabilidade.

 

A atividade desta semana se assemelha à de 08/09 a 11/09, porém conforme as orientações, vamos fazer de uma forma que vai se aprofundar em relação à produção do conto.

 

Você poderá produzir sua história em slides, vídeo, áudio, podcast, montar um trailer de filme (como se a história toda fosse o filme a ser lançado), um cartaz como os de cinema, entre outras possibilidades de fazer sua storytelling.

 

Você poderá utilizar o aplicativo de Post-its baixado na aula anterior para organizar o que e como contar durante sua chuva de ideias. Caso não tenha instalado em seu celular, poderá utilizar papéis de rascunho ou outra forma de organização.

 

A sugestão da semana de 08/09 a 11/09 casa com a atividade de hoje: montar um universo com personagens, espaço e temporalidade em que sua narrativa sobre consumo consciente e sustentabilidade se passa, assim você poderá interligar o conto da atividade anterior à de hoje. Exemplo: você produziu o conto. Imagine que ele virou um filme e agora você apresenta o cartaz de divulgação que ficaria no cinema.

 

Veja um exemplo de storytelling. O pôster do filme Alice no País das Maravilhas já mostra o espaço físico em que a história se passa e alguns dos personagens, fazendo com que o observador se situe no recorte da história do filme desde o primeiro contato.



 


 

“Ao iniciarem o processo de criação das storytellings, os estudantes precisam imaginar um cenário, selecionar seus próprios personagens, analisar quais efeitos são mais adequados e

aspectos que ajudem a apresentar suas histórias de acordo com os objetivos previamente estabelecidos. Dessa forma, a criatividade passa a estar presente em todo o processo, desde o momento em que manusearão as ferramentas para fazer os comics.” (Caderno do Professor, 3º Bimestre)

 

O QUE É PARA SER ENTREGUE: As atividades da Situação de Aprendizagem 3 respondidas para como “esqueleto” da produção (páginas 67 e início da 68) e o storytelling conforme o formato que o estudante escolher para entregar de acordo com o tema “consumo consciente e sustentabilidade”.

 

Link do Caderno do Aluno do 3º Bimestre completo caso não tenha retirado na escola: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/sites/7/downloads/SPFE%208%20ano%20EF%20vol%203%20PARTE%202.pdf

 

Entrega exclusivamente pela plataforma Google Classroom até 29/09/2020 às 23h59.

 

Quaisquer dúvidas, entre em contato comigo de preferência pelo Classroom. Caso não seja possível o acesso, envie um e-mail: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br para que eu possa orientar você como acessar o Classroom e entregar as atividades.

Continue desenvolvendo seu Diário de Práticas e Vivências. Ele é parte fundamental de nossa disciplina.

Nesta semana, as atividades 1 e 2, nas páginas 64 e 65 do Caderno do Aluno de Projeto de Vida do 3º Bimestre.

Leia atentamente TODAS as orientações das atividades da semana.

Começaremos uma nova Situação de Aprendizagem na apostila, denominada “UM MAIS UM É SEMPRE MAIS QUE DOIS”

Leia as orientações:

“Uma das propostas desta aula é que seja oportunizada a criação de ideias que estimulem solidariedade, cooperação, reciprocidade, ajuda mútua, cuidado, intercâmbio e generosidade entre os estudantes, suas comunidades e o meio ambiente. Não é à toa que a temática da aula é “Um mais um é sempre mais que dois”. A partir daí, espera-se que as ideias unam os estudantes nas próximas aulas para gerar iniciativas de consumo consciente e sustentabilidade. Para estimular novas ideias e alimentar o processo crítico sobre a necessidade de um consumo consciente e o trabalho colaborativo dos estudantes, será proposta uma chuva de ideias (brainstorming). Nesse exercício, os estudantes pensam com maior liberdade e criatividade, recordam o que sabem e ensinam uns aos outros. É uma maneira dinâmica de organizar ideias e criar soluções criativas para as problemáticas apresentadas.
Para o início da chuva de ideias, é necessário que os estudantes escrevam individualmente tudo o que vem às suas cabeças sobre o conteúdo da aula. Podem escrever algo pessoal, um
pensamento crítico oriundo de seus contos e, até mesmo, uma curiosidade intelectual. Para isso devem usar Post-its para as anotações individuais. É importante considerar que não existem respostas ou pensamentos equivocados e errados.” (Caderno do Professor, Volume 3).

Como solicitado para a Atividade 1 é que você organize suas ideias em post-its, sugiro o uso do   aplicativo da Post-It, para evitarmos o uso de papel. Está disponível tanto para Android (https://play.google.com/store/apps/details?id=com.mmm.postit&hl=pt_BR) quanto para iOS (https://apps.apple.com/br/app/post-it/id920127738). Caso seu celular não comporte a instalação do aplicativo, procure usar pedaços de papeis já utilizados em um dos lados, evitando o desperdício.

Portanto, para a atividade 1 faça a chuva de ideias e após ter todas essas anotadas, organize-as no quadro da página 64. Caso queira, pode fazer em dupla através do uso de uma plataforma de comunicação online, uma vez que estamos em isolamento social. Se essa for sua escolha, insira seu nome e do(a) colega, com ambos entregando o mesmo quadro dessa primeira parte da atividade.

Já para a atividade 2 você deverá ler o texto proposto na página 65, refletir sobre sua leitura e responder as questões:

a) Quais dicas de consumo consciente eles podem colocar em prática?
b) Algum estudante já participou de uma ação de troca ou empréstimo de livros? Como foi essa experiência?

O QUE É PARA SER ENTREGUE: As atividades 1 e 2 das páginas 64 e 65 do Caderno do Aluno Volume 3 Parte 2 conforme as orientações acima descritas.


Entrega exclusivamente pela plataforma Google Classroom até 22/09/2020 às 23h59.

Quaisquer dúvidas, entre em contato comigo de preferência pelo Classroom. Caso não seja possível o acesso, envie um e-mail: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br para que eu possa orientar você como acessar o Classroom e entregar as atividades.
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 08/09  ATÉ  11/09

Continue desenvolvendo seu Diário de Práticas e Vivências. Ele é parte fundamental de nossa disciplina.

Nesta semana, as atividades 5 e 6, nas páginas 63 e 64 do Caderno do Aluno de Projeto de Vida do 3º Bimestre.

Leia atentamente as orientações das atividades 5 e 6. Perceba que a atividade 6 propõe a socialização do que foi feito na atividade 5, o que será considerado pela entrega da atividade.

Produza o conto conforme orientações da atividade 5 da página 63 da apostila. Você pode pensar nos personagens, ilustrações e universo além do que é proposto. Por ser uma proposta o que trago aqui, não é obrigatório, porém enriquecerá bastante seu trabalho assim como a leitura do conto de José Saramago “A Maior Flor do Mundo”. O que deve constar em sua atividade obrigatoriamente é o que está na apostila, com as demais informações enriquecendo sua atividade.

Use sua imaginação!

O QUE É PARA SER ENTREGUE: a produção do conto conforme orientações da Atividade 5.


Entrega exclusivamente pela plataforma Google Classroom até 15/09/2020 às 23h59.

Quaisquer dúvidas, entre em contato comigo de preferência pelo Classroom. Caso não seja possível o acesso, envie um e-mail: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br para que eu possa orientar você como acessar o Classroom e entregar as atividades.
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 30/08 ATÉ  04/09
Continue desenvolvendo seu Diário de Práticas e Vivências. Ele é parte fundamental de nossa disciplina.

Nesta semana, as atividades 3 e 4, nas páginas 62 e 63.

Responda os questionamentos da atividade 3. Conforme indicado, você poderá fazer em dupla com um colega da mesma turma. Caso seja essa a escolha, ambos deverão entregar a mesma atividade em suas respectivas plataformas, constando os nomes completos de cada estudante. Entretanto, há opção de fazer sozinho(a). Fica à sua escolha.
Além disso, você(s) poderá(ão) fazer não necessariamente escrito, mas utilizando outras formas de registro, como vídeo e podcast, por exemplo. De qualquer forma, deve contemplar as respostas às perguntas da atividade.

Na atividade 4 você deverá explorar os vídeos da série “Consciente Coletivo” (desça a página para encontrá-los). Anote suas percepções e reflexões no seu Diário de Práticas e Vivências. Isso não deverá ser fotografado para entrega, já que faz parte do seu diário. Entretanto, será base para a atividade da próxima semana.

O QUE É PARA SER ENTREGUE: respostas da atividade 3 das páginas 62 e 63 do Caderno do Aluno do 3º Bimestre de Projeto de Vida.

MATERIAIS PARA ELABORAÇÃO DA ATIVIDADE

Páginas 62 a 63 do Caderno do Aluno do 3º Bimestre (Parte 2):
https://drive.google.com/file/d/10Q3_5azlXdRmtcskvhrX7VOHZ84OH87k/view?usp=sharing

Portal Akatu: Por um consumo consciente (Atividade 4): https://www.akatu.org.br/videos/

Entrega exclusivamente pela plataforma Google Classroom até 08/09/2020 às 23h59.

Quaisquer dúvidas, entre em contato comigo de preferência pelo Classroom. Caso não seja possível o acesso, envie um e-mail: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br para que eu possa orientar você como acessar o Classroom e entregar as atividades.

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 17/08 ATÉ  21/08
PREZADOS ESTUDANTES. CONFORME DEIXEI NOS MURAIS DAS TURMAS DO CLASSROOM, MEU CELULAR TEVE UM PROBLEMA TÉCNICO EM SUA PORTA DE CARREGAMENTO. PORTANTO O ATENDIMENTO VIA WHATSAPP ENCONTRA-SE SUSPENSO DESDE 11/08/2020. ENTRE EM CONTATO COMIGO VIA CLASSROOM E E-MAIL, CONFORME ORIENTAÇÕES AO FINAL DESTA ATIVIDADE.

Continue desenvolvendo seu Diário de Práticas e Vivências. Ele é parte fundamental de nossa disciplina.

Nesta semana, concluiremos Situação de Aprendizagem 1, nas página 60 a 62, com as atividades “ATIVIDADE 2 – LEIA O TRECHO ABAIXO E REFLITA”

Após suas reflexões sobre “Consumo” e “Responsabilidade”, da aula anterior, você deverá ler o que é proposto desde o início da Atividade 2 (final da página 60). Após suas leituras e reflexões no decorrer das páginas propostas, faça o plano de ações proposto no item “Mão Na Massa!” da página 62. Poderá ser feito com recurso digital ou físico (caderno de Projeto de Vida), ficando a seu critério a escolha.

O QUE É PARA SER ENTREGUE: o plano de ação do item “Mão Na Massa!” da página 62.

MATERIAIS PARA ELABORAÇÃO DA ATIVIDADE

Páginas 60 a 62 do Caderno do Aluno do 3º Bimestre (Parte 2):
https://drive.google.com/file/d/1t6-16CQUt2jdXFDpr5R_XRANnq1T1Z_Q/view?usp=sharing

Entrega exclusivamente pela plataforma Google Classroom até 25/08/2020 às 23h59.

Quaisquer dúvidas, entre em contato comigo de preferência pelo Classroom. Caso não seja possível o acesso, envie um e-mail: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br para que eu possa orientar você como acessar o Classroom e entregar as atividades.

 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 10/08 ATÉ  17/08

Continue desenvolvendo seu Diário de Práticas e Vivências. Ele é parte fundamental de nossa disciplina.

Iniciaremos nossa apostila (Caderno do Aluno) do 3º Bimestre. Lembre-se: a disciplina de Projeto de Vida fica na Parte 2.

Nesta semana, começaremos pela Situação de Aprendizagem 1, na página 60, com as atividades “ATITUDES QUE TRANSFORMAM: O CONSUMO CONSCIENTE” e “ATIVIDADE 1: VAMOS AQUECER OS MOTORES!”

Para a primeira atividade, você deverá ler o conto “A Maior Flor do Mundo”, de José Saramago. Reflita como a atitude do protagonista, por menor que possa parecer para muitos, trouxe aspectos positivos aos membros de sua vila.
Perceba como seu ato, colaborando com a preservação do meio-ambiente, traz benefícios a todos ao seu redor. Portanto, para esta primeira parte de nossa atividade você deverá refletir sobre quais ações você toma para preservar e melhorar o meio-ambiente dos lugares que frequenta. Registre suas reflexões, pois elas são parte da entrega da atividade.

Em seguida, você deverá ler a Atividade 1 da página 60, em que você registrará o que sabe sobre os termos “Consumo” e “Responsabilidade”. Você pode discutir com colegas de sua turma, através de aplicativos e plataformas de comunicação online. Caso faça isso, anote ao lado com quem discutiu sobre e quais as reflexões sobre os termos apontados, com cada um entregando sua respectiva atividade no Classroom. Também pode ser feito sem a partilha sobre o tema com outros colegas, caso o estudante opte por fazer individualmente.

O QUE É PARA SER ENTREGUE: as reflexões sobre o conto de José Saramago e o que foi orientado sobre os termos “Consumo” e “Responsabilidade.

MATERIAIS PARA ELABORAÇÃO DA ATIVIDADE

Página 60 do Caderno do Aluno do 3º Bimestre (Parte 2)
https://drive.google.com/file/d/1G3OZYy-RAzXJsSjsROHIJdO6rkK1zjsa/view?usp=sharing

Leia o conto “A Maior Flor do Mundo” de José Saramago: https://drive.google.com/file/d/1gjMWQuxtLryXWDBoxrsC14Ggj9WnbHh5/view?usp=sharing

Entrega exclusivamente pela plataforma Google Classroom até 18/08/2020 às 23h59.

Quaisquer dúvidas, entre em contato comigo de preferência pelo Classroom. Caso não seja possível o acesso, vá pelo Whatsapp (estou no grupo da sua turma) ou e-mail: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br para que eu possa orientar você como acessar o Classroom e entregar as atividades.

 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 03/08 ATÉ  07/08
INÍCIO DO 3º BIMESTRE

Estamos iniciando o 3º Bimestre letivo. Portanto, precisamos pensar em nossas respectivas trajetórias antes de continuarmos com a caminhada, uma vez que se inicia a segunda e última metade do ano letivo.

Para isso, faça um paralelo entre as reflexões desenvolvidas durante o presente ano letivo, levando em consideração suas principais metas estabelecidas no início do ano. Você deverá refletir e registrar sobre:
·         Quais planos para o atual momento você já alcançou? Caso não tenha alcançado, está no caminho?
·         Outros planos surgiram? Como alcançar esses novos objetivos?
·         Ano que vem você provavelmente finalizará o ensino fundamental. Quais as expectativas para o fim deste ciclo em sua vida?

- Não se esqueça de continuar a desenvolver o seu Diário de Práticas e Vivências (prática que irá até o final do ano letivo).


O que deve ser entregue: As reflexões relacionadas ao paralelo entre o início do ano e o presente momento.

Entrega exclusivamente pela plataforma Google Classroom até 11/08/2020 às 23h59.

Quaisquer dúvidas, entre em contato comigo de preferência pelo Classroom. Caso não seja possível o acesso, vá pelo Whatsapp (estou no grupo da sua turma) ou e-mail: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br para que eu possa orientar você como acessar o Classroom e entregar as atividades.




                                    
 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 27/07 ATÉ  31/07
- Continuação do desenvolvimento do Diário de Práticas e Vivências (prática que irá até o final do ano letivo).

SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS E RECUPERAÇÃO

Nesta semana você deverá organizar a entrega de todas as suas pendências até quarta-feira, dia 29/07/2020. Não deixe de refletir sobre nossa disciplina de Projeto de Vida, como ela contribuiu para sua autorreflexão e quais as contribuições para a construção do seu conhecimento.
Lembre-se: você pode também apontar as críticas, possíveis melhorias e formas de trabalharmos nossa disciplina à distância já a partir do 3º Bimestre.
Pode ser feito com registro: escrito, falado (áudio), vídeo, entre outros. Fica a seu critério a forma de elaboração da sua atividade.

Entrega de acordo a proposta de cada atividade no blog da escola até 29/07/2020 às 23h59.

Quaisquer dúvidas, entre em contato comigo de preferência pelo Classroom. Caso não seja possível o acesso, vá pelo Whatsapp (estou no grupo da sua turma) ou e-mail: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br para que eu possa orientar você como acessar o Classroom e entregar as atividades.

 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 20/07 ATÉ  24/07

- Continuação do desenvolvimento do Diário de Práticas e Vivências (prática que irá até o final do ano letivo).

- ATIVIDADE: COMO MELHORAR MINHA COMUNIDADE / TERMO DE COMPROMISSO (p. 80 do Caderno do Aluno)

Estamos estudando sobre a preservação do nosso entorno e da nossa comunidade durante este bimestre. Nesta atividade, você deverá elaborar um termo de compromisso pensado para propor a sua comunidade em como preservar sua rua, seu bairro e os locais que você costuma frequentar.
Pode ser feito tanto de forma individual quanto em até 3 pessoas para desenvolver o mesmo termo, desde que todos os integrantes morem perto para abordar as demandas do local em que vivem. No caso do trabalho em grupo, vocês poderão utilizar plataformas de comunicação online, como Whatsapp e o Google Meet, para discutir os termos.
Deverá constar no termo de compromisso:
·         Objeto do Compromisso (qual o local, rua ou bairro que esse termo se refere);
·         Considerações preliminares absolutamente imprescindíveis (propostas que não podem ser flexíveis e devem ser feitas pensando para longo prazo);
·         Considerações preliminares absolutamente urgentes (propostas a curto prazo de problemas observados no entorno das residências);
·         Autores(as) e participantes deste Termo de Compromisso.

Lembre-se: começando por você e seus colegas, esse termo pode se tornar uma realidade em seu entorno residencial.

O que deve ser entregue: A proposta da atividade “Como Melhorar Minha Comunidade / Termo De Compromisso”. No caso de trabalho em grupo, todos os integrantes devem postar o mesmo arquivo na plataforma Classroom.

Entrega exclusivamente pela plataforma Google Classroom até 29/07/2020 às 23h59.

Quaisquer dúvidas, entre em contato comigo de preferência pelo Classroom. Caso não seja possível o acesso, vá pelo Whatsapp (estou no grupo da sua turma) ou e-mail: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br para que eu possa orientar você como acessar o Classroom e entregar as atividades.

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 13/07 ATÉ 17/07

- Continuação do desenvolvimento do Diário de Práticas e Vivências (prática que irá até o final do ano letivo).

- No dia 15/07, Quarta-feira, das 09h45 às 10h30 será transmitida aula de Projeto de Vida no Centro de Mídias. Vocês devem acompanhar e fazer as atividades propostas na aula à distância, seja ao vivo ou na reprise (Youtube e Centro de Mídias). Assim que a reprise for disponibilizada no Youtube, editarei para colocá-la no Classroom. Poderá ser feito no próprio caderno de Projeto de Vida, apostila (caso seja feito o que é proposto lá) ou através do Word (Clicando para "Adicionar ou criar", e clicar em "Documento" na plataforma Google Classroom).

O que deve ser entregue: As anotações acerca da aula do CMSP, assim como as perguntas transmitidas e as respostas elaboradas. Caso sejam questões da apostila (Caderno do Aluno 2º Bimestre), poderá ser feito direto na apostila, que ao final será fotografada para entrega.

Entrega exclusivamente pela plataforma Google Classroom até 21/07/2020 às 23h59.

Quaisquer dúvidas, entre em contato comigo de preferência pelo Classroom. Caso não seja possível o acesso, vá pelo Whatsapp (estou no grupo da sua turma) ou e-mail: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br para que eu possa orientar você como acessar o Classroom e entregar as atividades.
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 06/07 ATÉ 10/07

- Continuação do desenvolvimento do Diário de Práticas e Vivências (prática que irá até o final do ano letivo).

- Questionário acerca do desenvolvimento dos Diários de Práticas e Vivência (caso solicite login para responder, deve ser com seu e-mail e senha de acesso ao Classroom): https://forms.gle/mpQ2HqZ74TdYA7Gb6

- Situação de Aprendizagem 8 (Caderno do Aluno do 2º Bimestre, p. 75 e 76). Acompanhe a aula de Projeto de Vida transmitida no dia 01/07 e faça as atividades da apostila conforme as orientações passadas na videoaula: https://youtu.be/edgNs1wXzJQ

O que deve ser entregue: Responder o questionário que consta na atividade (as perguntas estão no Anexo desta atividade, mas deve ser respondido exclusivamente pelo site da plataforma); As anotações acerca da aula do CMSP, assim como as perguntas transmitidas e as respostas elaboradas. Caso sejam questões da apostila (Caderno do Aluno 2º Bimestre), poderá ser feito direto na apostila, que ao final será fotografada para entrega.

Entrega exclusivamente pela plataforma Google Classroom até 14/07/2020 às 23h59.

Quaisquer dúvidas, entre em contato comigo de preferência pelo Classroom. Caso não seja possível o acesso, vá pelo Whatsapp (estou no grupo da sua turma) ou e-mail: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br para que eu possa orientar você como acessar o Classroom e entregar as atividades.

ANEXO
Questões do questionário acerca do desenvolvimento do Diário de Práticas e Vivências:

- Nome Completo.
- Turma.
- Sobre o desenvolvimento do meu Diário de Práticas e Vivências, desde o início do 2º Bimestre (01/06/2020) eu (Alternativas): Fiz diariamente, sem deixar de fazer em nenhum momento; Fiz diariamente, porém acabei deixando alguns dias para trás; Fiz diariamente, acabei esquecendo alguns dias, porém ele está em dia; Fiz regularmente, porém não todos os dias; Fiz de vez em quando; Fiz raramente; Não fiz.
- Em relação ao desenvolvimento de seu diário no 1º Bimestre, eu (Alternativas): Consegui me organizar e fazer o diário como combinado em sala de aula; Consegui me organizar melhor, mas ainda tenho atrasos; Não estou conseguindo fazer meu diário com frequência.
- Insira um breve relato sobre a experiência do desenvolvimento do seu Diário de Práticas e Vivências.
- Caso você não esteja conseguindo fazer o Diário de Práticas, explane o porquê.

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 29/06 ATÉ 03/07


- Continuação do desenvolvimento do Diário de Práticas e Vivências (prática que irá até o final do ano letivo). Passarei a fazer o formulário de autoavaliação uma vez por mês, portanto procurem deixar o Diário em dia. Fazê-lo é uma atividade da nossa disciplina.

- Situações de Aprendizagem 1, 2 e 3 (Caderno do Aluno do 2º Bimestre, p. 71 e 72). Após a pesquisa sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), você deverá desenvolver e aplicar um roteiro de entrevista de acordo com as orientações presentes na situação de aprendizagem da apostila. Utilize sua pesquisa para embasar (servir de fundamento) à sua atividade. Pode ser feita de forma escrita, gravação de áudio, gravação de uma chamada de vídeo etc. Você escolherá a forma de entrevistar a pessoa escolhida.

O que deve ser entregue: A entrevista, com a identificação do(a) entrevistado(a), contendo as respectivas perguntas e respostas.

Entrega exclusivamente pela plataforma Google Classroom até 07/07/2020 às 23h59.

Quaisquer dúvidas, entre em contato comigo de preferência pelo Classroom. Caso não seja possível o acesso, vá pelo Whatsapp (estou no grupo da sua turma) ou e-mail: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br para que eu possa orientar você como acessar o Classroom e entregar as atividades.
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 22/06 ATÉ 26/06

- Continuação do desenvolvimento do Diário de Práticas e Vivências (prática que irá até o final do ano letivo). Passarei a fazer o formulário de autoavaliação uma vez por mês, portanto procurem deixar o Diário em dia. Fazê-lo é uma atividade da nossa disciplina.

- No dia 24/06, Quarta-feira, das 09h45 às 10h30 será transmitida aula de Projeto de Vida no Centro de Mídias. Vocês devem acompanhar e fazer as atividades propostas na aula à distância, seja ao vivo ou na reprise (Youtube e Centro de Mídias). Assim que a reprise for disponibilizada no Youtube, editarei para colocá-la no Classroom.
Poderá ser feito no próprio caderno de Projeto de Vida ou através do Word (Clicando para "Adicionar ou criar", e clicar em "Documento" na plataforma Google Classroom).

- “Atividade: Nossos Direitos” (Caderno do Aluno do 2º Bimestre, p. 71). Você deverá pesquisar e ler sobre o ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente. Em seguida, deve fazer anotações do mais chamou sua atenção nesse estatuto (pode ser no caderno de Projeto de Vida ou através de arquivo digital).

Entrega exclusivamente pela plataforma Google Classroom até 30/06/2020 às 23h59.

Quaisquer dúvidas, entre em contato comigo de preferência pelo Classroom. Caso não seja possível o acesso, vá pelo Whatsapp ou e-mail: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 15/06 ATÉ 19/06
Continuação do desenvolvimento do Diário de Práticas e Vivências (prática que irá até o final do ano letivo). Passarei a fazer o formulário de autoavaliação uma vez por mês, portanto procurem deixar o Diário em dia. Fazê-lo é uma atividade da nossa disciplina.

No dia 17/06, Quarta-feira, das 09h45 às 10h30 será transmitida aula de Projeto de Vida no Centro de Mídias. Vocês devem acompanhar e fazer as atividades propostas na aula à distância, seja ao vivo ou na reprise (Youtube e Centro de Mídias). Assim que a reprise for disponibilizada no Youtube, editarei para colocá-la no Classroom.
Poderá ser feito no próprio caderno de Tecnologia e Inovação ou através do Word (Clicando para "Adicionar ou criar", e clicar em "Documento" na plataforma Google Classroom).

Entrega exclusivamente pela plataforma Google Classroom até 22/06/2020 às 23h59.

Quaisquer dúvidas, entre em contato comigo de preferência pelo Classroom. Caso não seja possível o acesso, vá pelo Whatsapp ou e-mail: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br.
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 08/06 ATÉ 12/06


Continuação do desenvolvimento do Diário de Práticas e Vivências (prática que irá até o final do ano letivo);

Começaremos nosso segundo bimestre letivo na modalidade à distância. Para facilitar nossa interação, utilizaremos a plataforma “Google Classroom”, que está presente dentro do aplicativo do Centro de Mídias de São Paulo. Veja esse tutorial de acesso: https://www.youtube.com/watch?v=ut8pUrtbgdw. Lembre-se: ao acessar da forma como está nesse tutorial, utilizando redes móveis (3G/4G), não haverá desconto no seu plano de dados, ou seja, será patrocinado pela Secretaria Estadual de Educação.

Esse acesso é importante, pois as demais entregas de atividades durante o período de isolamento se darão através do Classroom, não mais por e-mail à partir do segundo bimestre.

No dia 10/06, Quarta-feira, das 09h45 às 10h30 será transmitida aula de Projeto de Vida no Centro de Mídias. Vocês devem acompanhar e fazer as atividades propostas na aula à distância, seja ao vivo ou na reprise (Youtube e Centro de Mídias).


Entrega exclusivamente pela plataforma Google Classroom até 15/06/2020 às 23h59.
Quaisquer dúvidas, entre em contato comigo pelo Whatsapp ou e-mail: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br.



ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 18/05 ATÉ 22/05

Continuação do desenvolvimento do Diário de Práticas e Vivências (prática que irá até o final do ano letivo);

Autoavaliação do desenvolvimento do Diário de Práticas e Vivências através de formulário online para acompanhamento desta proposta - https://forms.gle/RLRkhbhLdtcXnLtP7

Situações de Aprendizagens: “Protagonismo e Compromisso”; “Ser Protagonista no Mundo e no Meu Projeto de Vida” – páginas 60 a 62 da apostila de Projeto de Vida do 1º Bimestre.

Siga as orientações das atividades da apostila. Caso prefira, pode fazer no caderno de Projeto de Vida, ou caso o espaço seja suficiente, na própria apostila. Quando solicitado que seja feito algo em grupo, você deve combinar com colega(s) a discussão da atividade através do whatsapp/redes sociais, porém caso não seja possível poderá fazer sozinho(a). Fotografe e envie ao concluir.


Girabelhinhas de Loni Rosa
Uma abelha dessas pequeninas
pousou numa foto de uma flor
e um romance todo feito em cores
foi se revelando, fez-se amor
Carregou a foto para a colméia
e explicou o caso para a rainha
que era sábia e foi dizendo
"Será que você está piradinha?

Esse girassol não vale nada é bonito, mas não passa de um papel
nunca vai lhe dar perfume, pólen, filhos, e aqui nós precisamos é de mel!"

Ela embrulhou a foto em suas roupinhas
e saiu em busca de um cantinho
pra viver seu sonho de verdade
sem rainhas
pra encher o seu saquinho
Hoje existe um lugar na Terra
onde há girassóis que têm asinhas
e abelhas que voam com pétalas
num mundo novo
cheio de girabelhinhas

Entrega exclusivamente por e-mail: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br até 23/05/2020 às 23h59.


ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 11/05 ATÉ 15/05


Continuação do desenvolvimento do Diário de Práticas e Vivências (prática que irá até o final do ano letivo);

Autoavaliação do desenvolvimento do Diário de Práticas e Vivências através de formulário online para acompanhamento desta proposta - https://forms.gle/FGncTpFLGXiHyktF7

Videoaula do Centro de Mídias de São Paulo https://youtu.be/Ue8PMSGCaGo

Leitura das instruções dos Diálogos Socioemocionais – Caderno de Resposta – p. 67 e 68 do Caderno do Aluno. Siga as orientações dessas duas páginas e faça o tutorial apontado, pois continuaremos a preencher esse caderno de resposta nas próximas semanas.
Ao concluir, fotografe as duas páginas e me mande para mim.

Entrega exclusivamente por e-mail: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br até 16/05/2020 às 23h59.

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 04/05 ATÉ 08/05
Continuação do desenvolvimento do Diário de Práticas e Vivências (prática que irá até o final do ano letivo);

Autoavaliação do desenvolvimento do Diário de Práticas e Vivências através de formulário online para acompanhamento desta proposta - https://forms.gle/i9pKD2vpSRzRag9c7

Após produzir as atividades sobre o filme “Extraordinário”, a leitura e pesquisa sobre os “Líderes Servidores”, faça uma produção sobre as reflexões e percepções que essas atividades levaram você. Aborde quais assuntos as atividades descritas levaram você a pensar durante este período de estudos em casa. Deixo em aberto o termo produção, pois pode ser de texto, artística, audiovisual etc. Insira o que você sentiu, quais reflexões você teve ao fazer esse processo, se isso te ajudou de alguma forma. Caso tenha alguma reflexão muito particular que não queira expor, registre-a apenas em seu Diário de Práticas e Vivências. As demais devem constar em seu trabalho para entrega.
Não há mínimo de linhas/tempo de vídeo, pois o que quero é a construção de sua reflexão. Faça o mais completo possível, abordando suas vivências relacionadas aos temas.
O critério de avaliação será a construção e coesão de sua atividade.

Entrega exclusivamente por e-mail: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br até 11/05/2020 às 23h59.

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 27/04 ATÉ 01/05

Retomada das orientações/devolutivas de atividades enviadas durante o período de férias docentes; Continuação do desenvolvimento do Diário de Práticas e Vivências (prática que irá até o final do ano letivo); Autoavaliação do desenvolvimento do Diário de Práticas e Vivências através de formulário online para acompanhamento desta proposta - https://docs.google.com/forms/d/1OgcRAU6zmxyBR4V-NCoptciqgIbHFLxwhCiFL8acGK8/;
Leitura do texto de apoio “Líder Servidor” (Disponível em: https://seducsp-my.sharepoint.com/:b:/g/personal/gabrielmauad_professor_educacao_sp_gov_br/EUbUrgy6vjB
Em-x-ZWQQ02YBEKGZ2tF32wSStdYurAKxDg?e=tMkduY); Pesquisa: levante o significado de “líder servidor” e registre com suas palavras. Em seguida, pesquise mais a fundo as trajetórias dos líderes servidores citados no texto de apoio, registrando aquele(a) que mais chamou sua atenção, comentando o porquê da escolha. Você pode utilizar imagens, desenhos, figuras e vídeos e demais instrumentos além da escrita para sua atividade.


A entrega deve ser via e-mail. Enviar para: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br





8 comentários: